VLT da Baixada santista chega a um milhão de passageiros transportados

VLT da Baixada

Desde o dia 5 de março os usuários do VLT da Baixada Santista podem utilizar o VLT em novo horário. Agora o atendimento foi ampliado e pela manhã a operação começa às 5h30 – uma hora e meia antes do horário vigente até então e à noite terá uma hora a mais, com encerramento das operações às 20h00. Estão sendo beneficiados mais de 14 mil passageiros que circulam no VLT diariamente nos deslocamentos entre Santos e São Vicente, as principais cidades da região metropolitana da Baixada Santista.

A previsão é de que a partir do próximo mês de abril o horário de operação seja estendido para as 23h30, atendendo inclusive os estudantes das escolas e faculdades do período noturno.

O número mensal de usuários do VLT vem aumentando progressivamente. Começou com 59 mil em junho de 2016, quando o Consórcio BR Mobilidade assumiu oficialmente a operação. Em fevereiro de 2017 já alcançava 270 mil. No final de fevereiro, foi contabilizada a marca de um milhão de passageiros transportados.

O número de usuários por dia, que começou com 2.500, já chega a 14 mil, com previsão de alcançar 30 mil quando as integrações com as linhas de ônibus municipais estiverem consolidadas, no segundo semestre de 2017.

Desde fevereiro, o VLT está operando ao longo das 15 estações projetadas para o primeiro trecho Barreiros-Porto, numa extensão de 11,5 km. São dez veículos circulando no trecho com intervalos de dez minutos.

No terminal Barreiros, começa a funcionar ainda em março um bicicletário com capacidade para 80 bicicletas. Paraciclos (estrutura de metal onde a bicicleta é estacionada e presa) estão sendo instalados nas 15 estações do trecho, também com previsão de conclusão no final de março.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta