Protótipo da ZF evita acidentes por distração ao celular

Vision Zero Vehicle

Em um futuro próximo, você vai poder digitar em seu celular sem se preocupar em causar acidentes pela falta de atenção ao volante. Com as novas tecnologias rumo à autonomia, não fará nem mais sentido multas pelo uso do telefone móvel.

Antecipando este futuro, A ZF desenvolveu o veículo-conceito Vision Zero Vehicle com o “Driver Distraction Assist”, sistema capaz de reconhecer quando o motorista está distraído – atualmente a segunda maior causa de acidentes depois do excesso de velocidade. Se necessário, o sistema assume o comando seguro do carro até não haver mais perigo. Já o “Wrong-way Inhibit” da ZF tem o potencial de evitar ativamente que alguém dirija na contramão, com consequências muitas vezes fatais.

Para a ZF, essas inovações de segurança são passos decisivos na transição da condução assistida para a autônoma. Além de mostrar o caminho para a mobilidade do futuro sem acidentes, com seu acionamento elétrico de eixo altamente integrado, o Vision Zero Vehicle roda sem emissões.

“Somente poderemos zerar os acidentes de trânsito e as emissões se todos os meios de transporte forem elétricos, autônomos e conectados. Trabalhamos para que isso se torne realidade”, afirma Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG.

“Com o nosso Vision Zero Vehicle totalmente elétrico e seus sistemas de segurança inovadores fizemos grande progresso para alcançar essa meta. Sobretudo na fase de transição entre a condução assistida e autônoma, precisamos de avançados sistemas de segurança integrados para aumentar ainda mais a proteção dos ocupantes de automóveis que transitam com e sem motorista”, completa.

O Driver Distraction Assist é capaz de identificar a desatenção ao volante, alerta o motorista e, em caso de emergência, assume o controle do veículo até que o perigo seja superado

De acordo cm ele, as novas funções “Wrong-way Inhibit” e “Driver Distraction Assist” conferem aos carros a capacidade de eliminar as frequentes causas de acidentes graves, como entrar na contramão ou falta de atenção. Soma-se a isso o fato de as funções evidenciarem uma das maiores competências da ZF ao fazer com que os veículos possam ver, pensar e agir graças a sistemas mecânicos inteligentes e interconectados.

Controle do motorista

Cada vez mais os motoristas perdem o essencial de vista enquanto dirigem. Segundo uma pesquisa do Centro de Tecnologia Allianz (AZT – sigla em alemão de “Allianz Zentrum für Technik”), atualmente em torno de 10% das fatalidades no trânsito ocorrem por falta de atenção.

Foi assim que cerca de 350 pessoas perderam suas vidas na Alemanha em 2016, 94 a mais do que em decorrência da influência do álcool ao volante. Nos Estados Unidos, considerando apenas o ano de 2015, a distração fez 3.477 vítimas.

Um estudo realizado no país no ano anterior pelo Virginia Tech Transportation Institute revelou resultados preocupantes similares: os motoristas estão desatentos durante pouco mais da metade do tempo (52%) enquanto estão conduzindo. Em mais de 6,4% desse período os condutores estão no celular. O risco de acidente chega a ser até dez vezes maior se escreverem mensagens.

“O Driver Distraction Assist é capaz de identificar a desatenção ao volante, alerta o motorista e, em caso de emergência, assume o controle do veículo até que o perigo seja superado”, explica Harald Naunheimer, responsável pelo departamento corporativo de pesquisa e desenvolvimento da ZF Friedrichshafen AG.

A tecnologia utiliza uma câmera interna do tipo Time of Flight (tempo de voo) baseada em laser que aprende sozinha e, diferentemente dos sistemas digitais de vídeo, faz o monitoramento tridimensional confiável da posição da cabeça do motorista tanto de dia como de noite, mesmo com pouca luminosidade. Dessa forma, ela consegue detectar imediatamente se o motorista desvia seu olhar do trânsito.

Ao identificar uma ameaça de risco, em seu primeiro nível de atuação, o sistema alerta o motorista com indicações visuais no display central, sinais acústicos e vibrações no cinto de segurança. Paralelamente, o programa assume ativamente o comando e mantém o veículo na faixa de rodagem, mesmo nas curvas.

Se o motorista continuar não reagindo – o que também pode acontecer em situações na passagem do modo de condução automatizada para assistida –, o sistema reduz continuamente o torque de acionamento. No último nível, se a desatenção persistir, o programa não permite a aceleração e para o carro em local seguro.

Contramão
O Wrong-way Inhibit é ativado assim que o motorista indica com a seta e um movimento do volante que pretende entrar em uma rua ou estrada em sentido contrário ao fluxo

A novidade da ZF “Wrong-way Inhibit” foi projetada para impossibilitar a condução na contramão e suas graves consequências. De acordo com o National Transportation Safety Board, o órgão de segurança dos transportes dos Estados Unidos, anualmente cerca de 260 pessoas são vítimas de motoristas que dirigem em sentido contrário nas rodovias americanas.

O programa é ativado assim que o motorista indica com a seta e um movimento do volante que pretende entrar em uma rua ou estrada em sentido contrário ao fluxo – por descuido, baixa visibilidade ou falta de orientação. Se, em vez da entrada em uma rodovia, ele dirigir no sentido da saída, o sistema primeiramente o alerta com sinais acústicos, vibrações no cinto de segurança e indicações visuais no display.

Além disso, oferecendo resistência muito maior ao ser virado, o volante deixa claro ao motorista que ele está prestes a entrar na contramão. Se o piloto seguir em frente mesmo assim, o programa estaciona o veículo na lateral da pista, inicialmente reduzindo consideravelmente a velocidade e, em seguida, com uma frenagem total. Mais do que depressa, os faróis noturnos e o pisca-alerta são ligados para alertar os veículos que estão no sentido correto de condução. Apenas se houver espaço para manobra ou se a marcha à ré for engatada é que o sistema permite ao motorista sair da área de perigo dirigindo pela margem da pista.

O Vision Zero Vehicle reconhece o caminho e o sentido correto de condução das seguintes maneiras: por meio de mapas de alta precisão permanentemente atualizados em nuvem e pelo sistema de câmera frontal que detecta e interpreta exatamente as placas de sinalização e as marcações da pista.

Acionamento elétrico

A tração dinâmica do Vision Zero Vehicle fica por conta de um sistema de acionamento elétrico do eixo com 150 kW de potência. O acionamento completo, incluindo a unidade eletrônica integrada, fica alojado em um sistema modular de eixo traseiro da ZF chamado de mSTARS (modular Semi-Trailing Arm Rear Suspension), que facilita e flexibiliza a eletrificação de plataformas de veículos de série já existentes, como demonstrado pela implementação no Vision Zero Vehicle.

“O mSTARS oferece aos nossos clientes diversificadas opções de aplicação em diferentes segmentos de veículos. A solução é adequada para modelos híbridos, com célula de combustível e acionados com bateria, além de possibilitar a combinação com módulos convencionais com tração nas quatro rodas ou com a nossa direção ativa do eixo traseiro AKC”, afirma Holger Klein, head da divisão de tecnologia de chassis para veículos de passeio. “A montagem no Vision Zero Vehicle evidencia a rapidez com que podemos chegar à produção de automóveis elétricos ou híbridos de alto desempenho”, completa. Dessa maneira, com uma única variante de carroceria, as montadoras são capazes de reagir com grande versatilidade aos diversos requisitos do mercado.

Para instalar o sistema mSTARS no lugar dos eixos convencionais é preciso fazer algumas alterações na carroceria.

A ZF utilizou uma plataforma de carros compactos e médios de série. O módulo de acionamento da marca, com 150 kW de potência, que inclui uma transmissão de dentes retos, um diferencial e uma unidade eletrônica, fica alojado no centro do subframe do mSTARS. Isso possibilita que o automóvel sempre circule sem emissões. Como alternativa, o eixo da ZF pode ser facilmente utilizado na versão não tracionada ou junto com o acionamento convencional de eixo para veículos com tração nas rodas traseiras ou nas quatro rodas. “Com o sistema de eixo multifuncional para carros de passeio compactos e de classes maiores, pudemos concretizar nossa ideia de mecânica inteligente e o nosso conceito de mobilidade limpa”, ressalta Klein.

Segurança na condução

O eixo mSTARS também se destaca pela sua dinâmica de condução e alto nível de segurança. Até mesmo sua versão básica oferece o mesmo padrão dessas características comumente encontradas em sofisticadas suspensões traseiras do tipo multilink convencionais para veículos compactos do segmento premium e esportivos. Com a direção ativa para eixos traseiros AKC (Active Kinematics Control), que pode ser combinada com todas as configurações modulares de eixos, a ZF aumenta a agilidade, o conforto e a estabilidade na condução. Como as rodas traseiras são guiadas, o controle dos sistemas de assistência ao motorista é mais fácil, seguro e mais confortável.

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