Mercedes-Benz apresenta conceito de plataforma modular autônoma

Vision URBANETIC

A Mercedes-Benz Vans apresentou o Vision URBANETIC, um conceito de mobilidade que vai além das ideias existentes sobre veículos autônomos.

Vison Urbanetic

O Vision URBANETIC é uma plataforma modular capaz de trocar de carroceria, eliminando assim a separação entre passageiros e cargas.

Segundo a montadora, o Vision permitiria a movimentação sob demanda de pessoas e mercadorias com uma abordagem inovadora, pois reduziria o fluxo de tráfego para atender as necessidades de passageiros e empresas de diversos setores.

Vision URBANETIC

O conceito é baseado em um chassi autônomo movido a eletricidade que pode levar diferentes carrocerias comutáveis.

Para atingir este nível de flexibilidade, o Vision URBANETIC está equipado com diferentes corpos intercambiáveis, dependendo do propósito de uso. Como um veículo de compartilhamento, o Vision URBANETIC oferece espaço para até doze passageiros.

Vision URBANETIC

Como módulo de carga, serve como um furgão clássico. Graças ao seu piso de carga variável, pode ser dividido em dois níveis e transportar até dez paletes. O espaço de carga tem um volume de 10 m3.

Alternativamente, o veículo pode ser equipado com sistemas de espaço de carga totalmente automatizado e usado como uma estação para entregas de última milha.

Múltiplos casos de uso adicionais também são concebíveis, uma vez que o conceito pode ser equipado com uma ampla variedade de corpos para outros setores e aplicações.

A ausência da cabina do motorista também libera espaço para o design de interiores. Volante, pedais, painel e todo o cockpit são coisas do passado. O espaço pode ser usado para passageiros adicionais ou um volume maior de mercadorias.

Os módulos são comutados automaticamente ou manualmente, com o processo automatizado demorando apenas alguns minutos. O sistema é baseado em uma plataforma de condução autônoma na qual os respectivos corpos são fixos. Ele incorpora todas as funções de direção, o que significa que o chassi autônomo também pode chegar ao próximo local de trabalho sem um corpo acoplado.

Além disso, o conceito incorpora uma infraestrutura de TI que analisa em tempo real a oferta e a demanda dentro de uma área definida. O resultado é uma frota autônoma, com rotas planejadas com flexibilidade e eficiência, com base nas necessidades atuais de transporte.

Tudo isso torna o Vision URBANETIC um conceito inovador para a mobilidade urbana futura. Graças à rede completa, à avaliação de informações locais – como shows e eventos – e ao controle inteligente, o sistema não apenas analisa as necessidades atuais, mas também pode aprender com elas. Assim, é capaz de antecipar e reagir a necessidades futuras. Isso pode otimizar processos e ajudar a reduzir os tempos de espera e de entrega e evitar engarrafamentos.

Por exemplo, o sistema geral pode usar os dados capturados pelo centro de controle de veículos – que compila e analisa as necessidades – para identificar uma multidão de pessoas reunidas em uma determinada área. Ele pode enviar veículos para atender rápida e eficientemente a demanda aumentada. O sistema pode assim reagir com flexibilidade e não se baseia em rotas rígidas ou horários fixos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta