A Mercedes-Benz Vans apresentou o Vision URBANETIC, um conceito de mobilidade que vai além das ideias existentes sobre veículos autônomos.
O Vision URBANETIC é uma plataforma modular capaz de trocar de carroceria, eliminando assim a separação entre passageiros e cargas.
Segundo a montadora, o Vision permitiria a movimentação sob demanda de pessoas e mercadorias com uma abordagem inovadora, pois reduziria o fluxo de tráfego para atender as necessidades de passageiros e empresas de diversos setores.
O conceito é baseado em um chassi autônomo movido a eletricidade que pode levar diferentes carrocerias comutáveis.
Para atingir este nível de flexibilidade, o Vision URBANETIC está equipado com diferentes corpos intercambiáveis, dependendo do propósito de uso. Como um veículo de compartilhamento, o Vision URBANETIC oferece espaço para até doze passageiros.
Como módulo de carga, serve como um furgão clássico. Graças ao seu piso de carga variável, pode ser dividido em dois níveis e transportar até dez paletes. O espaço de carga tem um volume de 10 m3.
Alternativamente, o veículo pode ser equipado com sistemas de espaço de carga totalmente automatizado e usado como uma estação para entregas de última milha.
Múltiplos casos de uso adicionais também são concebíveis, uma vez que o conceito pode ser equipado com uma ampla variedade de corpos para outros setores e aplicações.
A ausência da cabina do motorista também libera espaço para o design de interiores. Volante, pedais, painel e todo o cockpit são coisas do passado. O espaço pode ser usado para passageiros adicionais ou um volume maior de mercadorias.
Os módulos são comutados automaticamente ou manualmente, com o processo automatizado demorando apenas alguns minutos. O sistema é baseado em uma plataforma de condução autônoma na qual os respectivos corpos são fixos. Ele incorpora todas as funções de direção, o que significa que o chassi autônomo também pode chegar ao próximo local de trabalho sem um corpo acoplado.
Além disso, o conceito incorpora uma infraestrutura de TI que analisa em tempo real a oferta e a demanda dentro de uma área definida. O resultado é uma frota autônoma, com rotas planejadas com flexibilidade e eficiência, com base nas necessidades atuais de transporte.
Tudo isso torna o Vision URBANETIC um conceito inovador para a mobilidade urbana futura. Graças à rede completa, à avaliação de informações locais – como shows e eventos – e ao controle inteligente, o sistema não apenas analisa as necessidades atuais, mas também pode aprender com elas. Assim, é capaz de antecipar e reagir a necessidades futuras. Isso pode otimizar processos e ajudar a reduzir os tempos de espera e de entrega e evitar engarrafamentos.
Por exemplo, o sistema geral pode usar os dados capturados pelo centro de controle de veículos – que compila e analisa as necessidades – para identificar uma multidão de pessoas reunidas em uma determinada área. Ele pode enviar veículos para atender rápida e eficientemente a demanda aumentada. O sistema pode assim reagir com flexibilidade e não se baseia em rotas rígidas ou horários fixos.
Faça um comentário