21 de abril de 2024

Vision One-Eleven, um Mercedes C 111 do futuro

Mercedes Vision One-Eleven

A Mercedes-Benz apresentou um estudo de carro esportivo elétrico inspirado nos veículos experimentais C 111, das décadas de 1960 e 1970. O Vision One-Eleven combina uma linguagem de design dinâmica com tecnologia de motorização elétrica de alta performance.

O Vision One-Eleven inclui portas em forma de asa de gaivota embutidas e janelas laterais com padrão pixelado e também chama a atenção com suas saias dianteiras e traseiras baixas com acabamento em preto fosco. Esses elementos aerodinâmicos profundamente escavados, visualmente conectados por perfis de lâmina, criam uma transição entre o carro e o solo abaixo dele.

Vision One-Eleven

O design frontal do Vision One-Eleven é uma referência ao C 111, ao mesmo tempo em que adota os avanços tecnológicos. Um display externo flexível com aparência 3D pixelizada ocupa o centro do palco, interpretando as luzes redondas características do C 111 de forma digitalizada. Este recurso de alta tecnologia serve como um meio de transmitir mensagens a outros usuários da estrada, adicionando um toque de inovação.

Na parte traseira, o Vision One-Eleven apresenta um difusor e uma tela que reflete o formato da tela frontal. A estrutura pixelada nas lanternas traseiras vermelhas e os efeitos de iluminação azul criam uma experiência visual única. Elementos de iluminação circulares na face interna das rodas adicionam um toque extra e mostram a atenção do carro aos detalhes. O Vision One-Eleven combina perfeitamente características aerodinâmicas com elementos digitais.

Vision One-Eleven

Seu interior de conceito lounge reflete a mudança de carros esportivos para veículos elétricos autônomos, oferecendo uma transição perfeita entre dois estados diferentes de ser. No modo de corrida, o interior transforma-se numa máquina de condução minimalista, com um painel táctil compacto orientado para o condutor e um encosto vertical. Mude para o modo lounge e os bancos ficam totalmente integrados na escultura interior, criando um ambiente espaçoso e descontraído.

É muito provável que o Vision One-Eleven não entre em produção na sua forma atual, mas suas inovações de design, tecnologia e engenharia certamente serão incorporadas nos futuros veículos de série da montadora.