Assista ao vídeo: Design futurista dá uma perspectiva da van do “depois de amanhã” em uma cadeia de fornecimento totalmente interligada por meio digital.
Fruto da iniciativa estratégica para o futuro “adVANce”, a Mercedes-Benz Vans apresenta ao mercado a Vision Van, um estudo de veículo comercial leve revolucionário para o espaço urbano. Como parte de um sistema completo na cadeia de fornecimento, ela agrupa uma grande variedade de tecnologias inovadoras para entrega de encomendas, definindo requisitos de performance e soluções para as futuras gerações desses veículos.
A Vision Van dispõe de um compartimento de carga totalmente automatizado, drones integrados para entrega autônoma pelo ar e um moderno comando por joystick. Graças a um potente propulsor elétrico de 75 kW com autonomia de até 270 km, a entrega de encomendas é feita sem emissão de poluentes. Além disso, como o propulsor elétrico funciona praticamente sem ruído, a Vision Van facilita as entregas mesmo à noite, até em áreas residenciais, na opção Same Day Delivery.
“Com a Vision Van, estamos apresentando o veículo comercial leve totalmente interconectado, limpo e inteligente do futuro“, afirma Volker Mornhinweg, Head da Mercedes-Benz Vans. “Ela reúne muitas soluções concretas para o futuro das entregas urbanas, por exemplo, um compartimento de carga totalmente automático, drones de entrega que voam autonomamente e inovadores sistemas de comunicação”.
Tecnologias inovadoras interligadas – A Vision Van se torna o elemento central inteligente em uma cadeia de distribuição totalmente conectada. Novas ferramentas controlam a expedição de encomendas, a gestão totalmente automatizada do compartimento de carga e até o planejamento de rotas para o veículo e os drones de entrega. Além disso, elas calculam os percursos ideais para os entregadores. Por exemplo, os pacotes enviados são monitorados automaticamente no centro de logística. Veículos automáticos carregam as prateleiras num procedimento automatizado de carga de uma só vez, o chamado One Shot Loading. Para a entrega manual no ponto final, a gestão inteligente do compartimento de carga fornece os pacotes automaticamente ao entregador por meio de uma saída específica para essa finalidade no interior do veículo.
Paralelamente, o sistema abastece dois drones, cada um com uma carga útil de dois kg, que podem entregar encomendas autonomamente num raio de 10 km.
A interação de um software de comando baseado em nuvem com um hardware ideal gera ganhos significativos em termos de tempo e eficiência, elevando a qualidade e flexibilidade dos serviços de entregas urbanas a um novo patamar. Por exemplo, o tempo de entrega por encomenda e o tempo de parada do veículo junto à via diminuem consideravelmente. Além disso, o veículo oferece novos meios para que a entrega ocorra no próprio dia em que é efetuada a encomenda, no momento exato selecionado pelo consumidor final. Ou seja, a tecnologia garante que as falhas na entrega praticamente deixem de existir.
“Com a Vision Van, nós integramos a inteligência de um moderno centro de logística a um veículo”, realça Volker Mornhinweg. “Segundo nossas previsões, isso permite aumentar a produtividade da entrega em até 50%”.
Com um design futurista, a Mercedes Benz Vans oferece uma perspectiva das gerações de vans do “depois de amanhã”. Nelas se fundem a inteligência, a eficiência e a conectividade do veículo de uma forma nunca antes vista. O design frontal remete imediatamente o observador para um futuro distante. Sua aparência é definida pelo para-brisa extremamente amplo que, como uma viseira high-tech, se prolonga até as paredes laterais, pela grade frontal de painel preto e pelos avançados faróis com tecnologia LED.
Os contornos vincados destes elementos contrastam com as superfícies suaves do veículo, potencializando um diálogo intenso de paixão e emoção com tecnologia e função. Por meio dos displays LED na frente e na traseira, o veículo se comunica com seu meio ambiente. Eles avisam, por exemplo, que os drones de entrega decolaram, que o veículo está parado ou que o entregador saiu para levar as encomendas.
Sem volante e sem pedais – Devido a sua extrema sintonia com a funcionalidade, o design do interior aponta bem para o futuro. Os designers prescindiram do volante da direção, dos pedais e do console central em prol de um comando Drive by Wire por meio de joystick, criando assim novas possibilidades de configuração. Daqui resulta um espaço interior único e centrado na comunicação inteligente entre o motorista e o veículo. Além disso, foi possível deslocar o banco do motorista mais para a frente, aumentando a área útil do veículo.
O painel na forma de um arco alargado está recoberto por um material têxtil da mais alta qualidade e se estende por toda a frente. A totalidade da superfície do arco é utilizada para fornecer ao motorista todas as informações de que necessita para realizar seu trabalho. Se a Vision Van estiver em repouso, o arco aparece como superfície azul contínua com degradê preto. Em funcionamento acendem-se, por exemplo, o velocímetro, informações do planejamento de rota e indicações sobre o voo dos drones.
O veículo se comunica com o motorista também por meio do piso da cabina. Graças a um efeito especial, indicadores de LED brilham no chão de aço inox, avisando o motorista, por exemplo, quando há pedestres ou ciclistas se aproximando. Na parede traseira da cabina do motorista estão a saída de pacotes e um quadro informativo que disponibiliza ao motorista todos os dados relevantes sobre o processo de entrega. Ele serve como meio de comunicação entre os sistemas da Vision Van funcionando autonomamente e o motorista, que pode se concentrar inteiramente na entrega manual. Além disso, ele atua como unidade de controle central para interligar o veículo inteligente, os sistemas automatizados e as informações das encomendas.
A concepção do espaço interno também assegura procedimentos de trabalho agradáveis para o motorista. A supressão do volante da direção, dos pedais e do console central proporciona maior liberdade de movimentos na cabina do motorista, bem como uma entrada e saída do veículo sem entraves. E com o motor elétrico, o veículo não precisa mais de um eixo de transmissão, tendo sido então possível equipar a cabina do motorista com um piso plano. A saída de pacotes no interior do veículo poupa esforço e tempo do motorista para procurar e reorganizar encomendas no compartimento de carga. Na saída, o motorista recebe os pacotes em uma posição ergonômica ideal.
Faça um comentário Cancelar resposta