13 de novembro de 2024

Mercedes Vision AVTR, o futuro (distante) da mobilidade

Vision AVTR

Inspirado em Avatar de James Cameron, a Mercedes-Benz apresentou seu veículo-conceito Vision AVTR  que foi desenvolvido com a colaboração da equipe do filme e incorpora a visão dos designers, engenheiros e pesquisadores de tendências da Mercedes para a mobilidade em um futuro distante. Oficialmente, AVTR significa Advanced Vehicle Transportation, mas também presta uma homenagem à contribuição da equipe de Avatar.

Com seus quatro motores elétricos de alto desempenho e próximos às rodas, o Vision AVTR possui um potência combinada de mais de 350 kW.

Vison AVTR

Graças à distribuição de torque inteligente e totalmente variável, a potência dos quatro motores são controladas ​​individualmente. Não é apenas gerenciada da melhor maneira possível em termos de dinâmica de direção, mas também de maneira altamente eficiente. A tração nas quatro rodas com vetorização de torque permite liberdades completamente novas e garante uma dinâmica de direção no mais alto nível, ao mesmo tempo em que oferece a melhor segurança ativa possível, diz a empresa.

Cada roda pode ser acionada separadamente, permitindo que o Vision AVTR se mova lateralmente em aproximadamente 30 graus. O trem de força elétrico Vision AVTR é baseado em uma compacta bateria de alta tensão que usa química de células orgânicas à base de grafeno. Isso elimina completamente o uso de materiais raros, tóxicos e caros, resultando em eletromobilidade totalmente independente de recursos fósseis. A bateria é 100% reciclável e está alinhada com a missão da Mercedes de tornar seus veículos parte de uma economia de matérias-primas totalmente circular no futuro.

Diz-se que a bateria tem uma densidade de energia de 1.200 Wh por litro e pode ser totalmente recarregada em menos de 15 minutos. A tecnologia de carregamento condutivo sem fio também está incorporada. Com uma capacidade de aproximadamente 110 kWh, o Vision AVTR será capaz de percorrer mais de 700 quilômetros com uma carga total da bateria. A frenagem regenerativa avançada com maior eficiência do que os sistemas convencionais contribui para a alta eficiência energética do sistema geral.

Vison AVTR

A abordagem neuroinspirada usada para criar o Vision AVTR promete reduzir os requisitos de energia de sensores, chips e outros componentes para alguns watts. Placas solares integradas na parte traseira do carro fornecerão grande parte da energia necessária para operar esses sistemas secundários. Os 33 elementos de superfície móveis multidirecionais atuam como “abas biônicas”.

O conceito holístico combinou os princípios de design exterior e interior desde o primeiro esboço. O processo de design começou com a experiência dos passageiros e focou conscientemente em suas percepções e necessidades. O objetivo era criar um carro que prolongasse a percepção de seus passageiros. Tratou-se também de criar um espaço de experiência imersiva em que os passageiros se relacionam entre si, com a viatura e com a zona envolvente de uma forma única.

Vison AVTR

Materiais sustentáveis ​​são usados ​​em todo o interior. Dependendo da luz ambiente, os tecidos usados ​​mudam de cor de azul escuro para azul claro sutil. Esses assentos são refinados pela vegana DINAMICA®, a primeira e única microfibra que garante a sustentabilidade ambiental em todo o ciclo de produção. É composto por material reciclado feito de roupas velhas, bandeiras e garrafas plásticas PET. Durante a produção, é dada atenção à baixa emissão de poluentes e ao baixo consumo de energia. Graças à sua versatilidade, desempenho máximo e alta qualidade, DINAMICA® é adequado para uso em interiores de carros luxuosos. Também garante resistência ao deslizamento para os passageiros nos assentos. A suavidade do material dá aos ocupantes uma sensação de “bem-vindo ao lar”.

O Vision AVTR possui neurônios digitais que fluem da grade pelas rodas até a traseira. A primeira interação no interior entre as pessoas e o veículo acontece de forma totalmente intuitiva através da unidade de controle. Ao colocar a mão no console central, o interior ganha vida e o veículo reconhece o motorista pela respiração. O carro estabelece assim uma conexão biométrica com o motorista e aumenta a consciência do meio ambiente. Os neurônios digitais fluem do interior para o exterior e visualizam o fluxo de energia e informação. Por exemplo, ao dirigir, os neurônios fluem pela parte externa do veículo. Ao mudar de direção, a energia flui para o lado correspondente do veículo.

Com o Vision AVTR, a empresa demonstra como um veículo pode se misturar harmoniosamente ao seu ambiente e se comunicar com ele. No ecossistema do futuro, o luxo máximo é a fusão do humano e da natureza com a ajuda da tecnologia. Assim que você entra, o carro se torna uma extensão do seu próprio corpo e uma ferramenta para descobrir o ambiente, assim como, no filme Avatar, os humanos podem usar avatares para estender e expandir suas habilidades..