As vendas de veículos eletrificados cresceram 78% no primeiro quadrimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, confirmando a tendência de mais um ano positivo para a eletromobilidade no Brasil.
Com os 3.108 emplacamentos de abril, pelos números da ANFAVEA, o mercado já contabiliza 12.991 unidades comercializadas no ano, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021.
O estoque total de eletrificados em circulação no país chegou a 90 mil veículos (2012 a abril de 2022), e, no ritmo atual, deverá passar de 100 mil entre julho e agosto.
Em relação aos caminhões, os números também apontam tendência de alta. Só no primeiro quadrimestre de 2022 foram emplacados 382 caminhões eletrificados, número maior que os licenciamentos de todo o ano de 2021, quando foram comercializados 313 veículos.
De janeiro a abril deste ano, o Toyota Corolla Cross foi o eletrificado mais vendido no país, com 4.054 unidades comercializadas, seguido pelo Corolla Altis Premium com 1.817 unidades vendidas. Ambos modelos são Híbridos.
Entendendo as diferenças entre Híbrido, Híbrido plug-in e Elétrico puro.
Híbrido (HEV) – São os veículos que têm fontes de energias alternativas que ajudam a melhorar a eficiência do motor a combustão que pode ser movido a etanol, gasolina ou até mesmo o diesel. Estes veículos possuem um motor elétrico capaz de auxiliar o conjunto tradicional a emitir menos poluentes e gastar menos combustível.
Híbrido Plug-in (PHEV) – É um veículo com as mesmas características do híbrido mas que pode ser conectado na tomada para que a bateria do motor elétrico possa ser recarregada. O Volvo XC60, o plug-in mais vendido no primeiro trimestre de 2022, com 499 unidades emplacadas, se encaixa nesta categoria.
Elétrico (BEV) – É o veículo que tem motor 100% alimentado por bateria, independentemente de qual seja o tipo de recarregamento – conexão elétrica via tomada ou até por energia solar. Nesta categoria se encaixa outro Volvo, o XC40 Recharge, o BEV mais vendido no mesmo período, com 298 unidades emplacadas.