As montadoras usam carros conceito como uma maneira de mostrar sua visão para futuros modelos. Embora inovadores, os fabricantes embalam seus conceitos com características que provavelmente nunca veremos – pelo menos não dentro da próxima década.
De qualquer maneira, os veículos conceito oferecem uma visão criativa das montadoras para um futuro não tão distante.
Os carros elétricos com sentimentos
O NeuV, que significa “New Electric Urban Vehicle,” é um carro conceito desenvolvido pela Honda que pode reconhecer seu estado emocional. Com ajuda do sistema HANA (Honda Automated Network Assistant), o NeuV pode personalizar a experiência de condução do usuário, fazendo a leitura das emoções e do humor dos ocupantes.
O Concept-i, da Toyota, é um estudo de carro autônomo com inteligência artificial, que aprende com o motorista não só horários e caminhos por onde passa, mas também mapeia as emoções dos passageiros. Por dentro o veículo usa luz, sons e até toques para se comunicar com todos a bordo.
A Fiat Chrysler apresentou a Portal, uma minivan conceito totalmente elétrica, de condução autônoma e desenvolvida para a geração Y
O veículo faz integração com celulares, tablets e câmeras. Ainda é capaz de fazer reconhecimento de voz e rosto dos usuários, permitindo um conhecimento direto das preferências dos ocupantes por meio de experiências repetidas.
A minivan pode rodar sem interferência humana por longos percursos e conta com câmeras, radares e sensores para auxiliar o condutor. A motorização é totalmente elétrica e tem uma bateria de íon-lítio de 100 kWh, com autonomia que chega aos 402 km.
Rinspeed Oasis, um jardim sobre rodas
Você pode “chamá-lo” pelo celular e, em instantes e por conta própria, o Oasis para junto ao meio fio. Equipado com dois motores ZF de 40 kW, alimentados por uma bateria Beltway de 12 kWh, o Oasis pode acomodar dois passageiros em seu interior que possui uma televisão e um volante multifunções (pode transformar-se em mesa de trabalho ou em teclado). Um dos grandes destaques é o pára-brisas com tecnologia de realidade aumentada, que vai projetando informações à frente do motorista.
A Kombi do futuro
O I.D. BUZZ é o primeiro carro-conceito da Volkswagen que pode ser conduzido de forma totalmente autônoma.Tudo o que é preciso é um leve empurrão no volante e ele se funde ao cockpit, trocando o modo manual para o modo de condução totalmente autônoma “I.D. Pilot” (previsto para 2025).
A partir disso, o banco do motorista pode girar e o condutor ficar de frente para os passageiros de trás. Scanners a laser, sensores ultrassônicos, sensores por radar, câmeras de área e uma câmera dianteira varrem o espaço em torno do carro, com outros dados do trânsito recebidos por meio de conexão à internet.
Leave a Reply