O modo como as pessoas e os bens se movimentam deverá mudar drasticamente nas próximas duas décadas, impulsionado por uma combinação de política, tecnologia, economia, demografia e mudanças nas preferências dos consumidores, aponta relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) de 2019.
O relatório é a previsão anual de longo prazo de como a eletrificação e a mobilidade compartilhada impactarão o transporte rodoviário de agora até 2040.
A BNEF aponta que os preços das baterias continuam caindo, estimando uma paridade de preços entre EVs e veículos de combustão interna até 2025 na maioria dos segmentos, embora haja grande variação entre regiões e segmentos de veículos.
Mais de 2 milhões de veículos elétricos foram vendidos em 2018 contra apenas alguns milhares em 2010, e de acordo com a BNEF, não há sinais de desaceleração. A expectativa é de que as vendas anuais de veículos elétricos de passageiros subam para 10 milhões em 2025, 28 milhões em 2030 e 56 milhões em 2040.
Até 2040, o relatório estima que 57% de todas as vendas de veículos de passageiros e mais de 30% da frota mundial de veículos de passageiros sejam elétricos.
As vendas de veículos de passageiros de combustão interna já atingiram o pico, e podem nunca se recuperar, a menos que o crescimento de EV caia, ou grandes economias, como a China, invistam em programas de estímulo significativos.
A visão da frota
Apesar do rápido crescimento das vendas, existem mais de um bilhão de veículos no mundo e os EVs são menos de 0,5% da frota global de veículos. Mudar isso vai levar tempo. A frota total de veículos de passageiros continua a subir para 1,68 bilhão veículos em 2040, impulsionados principalmente pela demanda em economias emergentes. Contudo, o relatório da BNEF aponta para um número menor do que outras previsões em função dos compartilhamento, da demografia e, eventualmente, dos veículos autônomos.
Em 2040, a BNEF estima que teremos 500 milhões de veículos de passageiros EVs e mais de 40 milhões de veículos comerciais. A frota de veículos de passageiros de combustão interna, ainda segundo o relatório, continua a crescer até 2030 antes de diminuir.
Embora grande parte da atenção até agora tenha sido dada aos veículos de passageiros, à medida que a tecnologia de baterias continua melhorando e mais modelos se tornam disponíveis, a eletrificação se espalhará para outros segmentos do transporte rodoviário.
A eletrificação da frota de ônibus global já está em andamento, com mais de 400.000 ônibus elétricos. As vendas de furgões elétricos e caminhões comerciais devem acelerar nos anos 2020.
Até 2040, espera-se que 56% das vendas de veículos comerciais leves e 31% dos veículos comerciais médios na China, nos EUA e na Europa, sejam elétricos.
Caminhões de longa distância e pesados serão mais difíceis de eletrificar; até lá, as células de combustível de gás natural e hidrogênio podem desempenhar um papel importante, mas este segmento em particular impulsionará o crescimento da demanda de petróleo até 2040.
Compartilhamento
Hoje, os serviços de mobilidade compartilhada – táxis, passeio e partilha de carros – representam menos de 5% da distância total percorrida anualmente pelos veículos de passageiros. Mas o uso desses serviços está aumentando rapidamente; mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo agora usam algum tipo de aplicativo de passeio.
Esses serviços continuarão a crescer e reduzirão gradualmente a demanda por propriedade de veículos particulares. Até 2040, estima-se que a contribuição dos serviços de mobilidade compartilhada suba para 19% do total de quilômetros percorridos pelos veículos de passageiros.
Os serviços de mobilidade compartilhada irão adotar veículos elétricos mais rapidamente do que os proprietários privados, devido a uma economia mais atraente. Hoje, os veículos elétricos representam 1,8% da frota de mobilidade compartilhada. Em 2040, calcula-se que os veículos elétricos respondam por 80% da frota de mobilidade compartilhada.
Demanda de eletricidade
A demanda de eletricidade de todos os tipos de VEs aumenta de 74TWh em 2019 para 2,333TWh em 2040. Embora isso possa parecer alto, os EVs só adicionam 6,8% ao total do consumo global de eletricidade em 2040. Alguns países serão muito mais elevados; Os VEs somam 14% ao consumo total de eletricidade na Alemanha 2040, 11% nos EUA e 7,5% na China.
Emissões
Apesar da rápida absorção de veículos eléctricos em muitos segmentos de veículos diferentes, as emissões diretas de CO2 do transporte rodoviário continuam a aumentar nos próximos 10 anos antes do pico em 2030, principalmente devido a uma crescente frota de veículos de combustão interna. Se mais emissões do setor elétrico da geração forem adicionadas, o pico é de 2-3 anos mais tarde.
Em 2040, as emissões diretas de carros de passeio, veículos comerciais e ônibus voltarão a níveis semelhantes aos de 2018. Se os governos nacionais quiserem atingir as metas agressivas de redução de emissões que estabeleceram, será necessária uma política mais forte para acelerar a adoção.
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