Toyota e Mazda se unem nos EUA para desenvolver veículos elétricos

toyota e mazda

A Toyota e a Mazda vão unir esforços para produzir automóveis nos Estados Unidos. As duas fabricantes japonesas anunciaram que vão construir uma unidade de produção em solo americano e desenvolver, em conjunto, tecnologias relacionadas com veículos elétricos, carros autônomos e conectividade.

O acordo preserva a independência e a igualdade para ambas as empresas. A Toyota – a segunda maior fabricante do mundo, em termos de volume de vendas, no ano passado – vai ter uma participação de 5% na Mazda, e esta uma participação de 0,25% na Toyota.

“O maior fruto da nossa aliança com a Mazda é que encontramos um parceiro que realmente ama os carros. Também provocou o espírito competitivo da Toyota, aumentando nossa sensação de não querer ser superado pela Mazda. Esta é uma parceria em que aqueles que são apaixonados por carros trabalharão juntos para fazer carros cada vez melhores. É também a realização de nosso desejo de nunca deixar os carros se tornarem mercadorias “, afirmou o presidente da Toyota, Akio Toyoda,

Com um investimento total avaliado em US$ 1,6 bilhão, a nova planta teria uma capacidade de produção anual estimada de 300 mil unidades e criará até 4 mil empregos. À espera de aprovação e autorização de agências governamentais relevantes, as empresas têm como objetivo, iniciar as operações da nova fábrica em 2021.  O plano das montadoras de desenvolver veículos elétricos se alinha com os regulamentos de emissões globais cada vez mais rígidos.

A Toyota e a Mazda também trabalharão juntas para desenvolver tecnologias de informação e funções de direção autônoma. O acordo também favorece a Mazda que, com um orçamento limitado de P&D, não tem fundos para desenvolver carros elétricos por conta própria.

As montadoras planejam produzir o Corolla e um novo SUV da Mazda na fábrica dos EUA

A Toyota tem feito alianças com concorrentes menores nos últimos anos, como é o caso da Subaru, em que detém uma participação de 16,5%.

Em 13 de maio de 2015, a Toyota e a Mazda entraram em acordo para construir uma parceria contínua que se beneficiaria mutuamente com as empresas, sob a forma de alavancar os recursos de ambas as empresas e complementar os produtos e tecnologias do outro com o objetivo de fazer carros mais atraentes.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta