BMW faz testes no Brasil para ampliar conectividade de seus veículos

Centro de P&D do BMW Group

Empresa que direciona seu futuro para a conectividade, a autonomia, o compartilhamento e a eletricidade, a BMW tem no Brasil um dos seus polos de desenvolvimento de sistemas de infotainment e telemática. Por isso, começam nesta semana no país testes envolvendo o novo BMW Série 1 sedan, em que serão avaliadas tecnologias de assistência de condução, monitoramento de informações de trânsito em tempo real, realidade aumentada e captação de informações por meio de antenas.

Os ensaios técnicos serão realizados por especialistas da empresa no Brasil que integram o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do BMW Group, distribuídos entre São Paulo e Santa Catarina. O modelo em teste não será vendido no Brasil.

“Os testes envolvendo o BMW Série 1 Sedan, um produto voltado exclusivamente para outros mercados, comprovam a capacidade de desenvolvimento do time no Brasil. Vamos ver o comportamento da assistência de condução, realidade aumentada e outros testes específicos”, adianta Stefan Fikar, gerente sênior de sistemas eletrônicos do BMW Group Brasil. “Estes ensaios também ajudam no desenvolvimento de produtos para o Brasil, pais em que 100% dos veículos comercializados pela BMW Group estão sempre online”, reforça.

O Centro de P&D da montadora alemã é responsável pela realização de testes de validação de dispositivos de navegação e pelas adequações do sistema BMW Connected Drive para diferentes mercados.

O departamento é responsável por projetos que envolvem o desenvolvimento de sistemas de infotainment e telemática, entre eles tecnologias de assistência de condução, monitoramento de informações de trânsito em tempo real, realidade aumentada e captação de informações por meio de antenas.

Para o mercado brasileiro, mais especificamente, o departamento de P&D realiza o desenvolvimento de dispositivos de reconhecimento de voz em português brasileiro e das conexões de telemática com operadoras de telefonia móvel do País.

O departamento P&D da BMW iniciou seus trabalhos há cerca de dois anos, assumindo relevância estratégica na concepção e aperfeiçoamento de tecnologias tanto para o Brasil quanto para o BMW Group em âmbito global. Atualmente, o Centro de P&D em Santa Catarina conta com instalações altamente equipadas e uma frota completa de veículos de teste em operação. Além do Brasil, o BMW Group possui áreas dedicadas à Pesquisa e Desenvolvimento na Alemanha, Áustria, China, Coréia do Sul, Japão e Estados Unidos.

Sistema de infotainment do BMW 540i série 5
Conectividade

Um dos diferenciais da BMW é a alta conectividade de seus produtos, especialmente por este ser um importante pilar do BMW Group e fazer parte da visão de futuro da companhia. No Brasil, desde 2014 uma nova versão do sistema de conectividade BMW ConnectedDrive está disponível em veículos da gama BMW, que permite que os carros estejam conectados à internet sem a necessidade de usar o plano de dados de seus usuários. Com isso, os clientes têm total acesso à informação a partir do sistema de entretenimento de seu veículo.

Dentre as funcionalidades disponíveis, destacam-se a Chamada de Emergência Inteligente, que permite ao cliente reportar situações de emergência e aciona os serviços de suporte locais em caso de acidente, de forma rápida e automática.

Destaca-se também o  serviço de concierge, um atendimento exclusivo ao cliente BMW que funciona em tempo integral e que permite que o motorista saiba mais sobre pontos de interesse, programação de cinema, recomendação de restaurantes, horário de voos, entre outros. Caso o usuário deseje se dirigir a um dos pontos pesquisados, o sistema envia o endereço do destino diretamente para o sistema de navegação de veículo.

Com a conectividade oferecida pela BMW, também é possível acessar  informações de trânsito em tempo integral, que mapeiam as condições de tráfego nas grandes regiões metropolitanas do País e trazem ainda mais conveniência para os clientes.

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