Tesla pode lançar seu caminhão elétrico até setembro

Elon Musk, CEO da Tesla, revelou quinta-feira (13), que a empresa planeja desvendar seu caminhão totalmente elétrico, chamado ‘Tesla Semi’, em setembro.

O CEO felicitou, por meio de sua conta no twitter, a equipe da Tesla Semi por fazer “um trabalho incrível”. Musk colocou o vice-presidente de programas de veículos da Tesla, Jerome Guillen, como encarregado do programa de caminhões pesados ??elétricos da montadora.

Guillen já havia sido responsável pelo programa do caminhão Cascadia da Daimler nos Estados Unidos, o que o torna particularmente qualificado para liderar um programa de caminhões elétricos, já que ele não só tem experiência com caminhões, mas também foi mais recentemente diretor do programa Modelo de Tesla.

Depois de uma pausa em 2015, Guillen voltou a Tesla em janeiro de 2016 e tem trabalhado com sua equipe no programa de caminhão desde então.

Musk também revelou que a picape da Tesla, anteriormente anunciada, será revelada dentro de “18 a 24 meses”.

Segundo o CEO da Tesla, os motoristas de caminhão ainda serão necessários por “alguns anos” e, portanto, o Tesla Semi possivelmente não será totalmente autônomo em sua primeira geração.

Caminhões elétricos
Fuso Canter E-Cell, da Daimler Trucks

Um dos co-fundadores da Tesla, Ian Wright, que agora administra a Wrightspeed, uma empresa que constrói caminhões pesados ??de bateria híbrida e outra startup, a Nikola Motor, que está usando baterias com uma tecnologia de extensão de gás hidrogênio/gás natural para alimentar seu próprio caminhão, também avançam na direção dos caminhões elétricos.

Em setembro do ano passado, a Daimler Trucks apresentou, em Stuttgart, na Alemanha, o Mercedes-Benz Urban eTruck: primeiro caminhão totalmente elétrico com PBT (Peso Bruto Total) de até 26 toneladas.

No segmento de leves, a companhia já tinha demonstrado a adequação para o dia a dia do caminhão totalmente elétrico nos testes realizados desde 2014, junto a clientes, com o Fuso Canter E-Cell.

Com a notícia de que o Tesla Semi está próximo de ser revelado, as ações da fabricante de automóveis saltaram 2,7%, acompanhando os níveis recordes da empresa neste ano.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta