10 de novembro de 2024

Startup cria eVTOL para primeiros socorros

Jump Aero

Há três anos, a Jump Aero, com sede na Califórnia, anunciou seu plano de levar socorristas a locais de emergência por meio de aeronaves eVTOL. A empresa já revelou o design e as especificações do veículo e já tem um comprador alinhado.

Chamada de “JA1 Pulse”, a aeronave eVTOL (decolagem e pouso elétrico vertical) tem o que é conhecido como design “tail-sitter”.

Isso significa que, quando está no solo, ele fica com o nariz e as oito hélices elétricas voltadas para cima. Ele decola verticalmente – como um helicóptero – mas inclina-se lateralmente para uma orientação horizontal quando atinge a altitude de cruzeiro. Os elementos estruturais entre as hélices servem então como asas de biplano, permitindo um vôo para a frente mais rápido e eficiente do que seria possível com um projeto do tipo helicóptero ou multirotor.

eVTOL para primeiros socorros

O único ocupante (que é o piloto e socorrista) fica em pé quando o Pulse está no solo e deitado quando a aeronave inclina para frente. Em ambas as posições, eles são capazes de olhar para frente e para baixo através das janelas do nariz e da barriga do veículo.

Controles de voo simplificados significam que não é necessário treinamento extensivo, além de não haver nenhum ponto único no eVTOL para primeiros socorros que causará falha catastrófica caso ele funcione mal. Dito isto, se o Pulse não for capaz de permanecer no ar por qualquer motivo, um para-quedas balístico pode ser implantado.


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No que diz respeito aos números concretos, os planos preveem que a aeronave tenha uma velocidade máxima de 250 nós (463 km/h), uma capacidade máxima de peso do piloto/equipamento de 150 kg e seja implantável em menos de 60 segundos – deverá ser capaz de chegar a qualquer local num raio de 50 km em menos de oito minutos.

O Pulse também poderá pousar em declives de até 10 graus e ser transportado na traseira de um caminhão-plataforma sem qualquer desmontagem. Cada um dos seus oito motores será alimentado por uma bateria separada de 11 kWh, que pode ser carregada simultaneamente através de uma única porta.

eVTOL para primeiros socorros

Como o eVTOL para primeiros socorros não pode transportar pacientes, ela não se destina a substituir as ambulâncias tradicionais. Em vez disso, a ideia é que quando um operador de serviços de emergência receber uma chamada em que seja necessário suporte avançado de vida, despache uma ambulância e um Pulse.

A aeronave provavelmente chegará à localização urbana ou rural do paciente muito mais cedo, momento em que o piloto começará a trabalhar com equipamentos salva-vidas a bordo, como monitor cardíaco, máquina automatizada de RCP e suprimento de oxigênio. Quando a ambulância chegar, sua tripulação assumirá o controle, liberando o Pulse para outras chamadas.

De acordo com a Jump Aero, a Falck Ambulance Services é o primeiro cliente comercial a fazer um pedido da aeronave. Embora nenhum detalhe sobre o pedido tenha sido divulgado neste momento, a Falck, com sede na Dinamarca, autodenomina-se “a principal operadora internacional de ambulâncias do mundo”, fornecendo serviços de ambulância a clientes em 15 países.

Não há informações sobre quando o JA1 Pulse poderá entrar em uso no mundo real.