Após 15 anos de desenvolvimento e testes de protótipos, a CycloTech apresentou sua primeira aeronave conceito. O CruiseUp é um eVTOL ciclo rotor pessoal de dois lugares de aparência única, projetado para viagens entre cidades.
Operando em Linz, na Áustria, a CycloTech existe para propagar e comercializar uma única ideia: o sistema de propulsão CycloRotor.
No mundo marinho, eles são conhecidos como hélices Voith-Schneider, e esses barris giratórios de empuxo têm “paredes” feitas de pás de asas, projetadas para inclinar conforme o cano gira, graças a bielas conectadas a uma placa oscilante. Esse arranjo funciona de maneira muito parecida com a forma como os rotores dos helicópteros funcionam – fazendo com que as pás variem continuamente seu passo à medida que o cano gira, de modo que o empuxo atinge o pico em um determinado ponto da rotação e diminui rapidamente.
Esse arranjo significa que você pode girar os canos a uma velocidade do motor mais ou menos constante e, em seguida, direcionar o impulso quase instantaneamente em 360 graus – principalmente para baixo, nesta aplicação, mas é igualmente fácil para esses canos dispararem o impulso para trás, para acelerar você para frente; para frente, para efetivamente acionar os freios a ar; ou até mesmo para cima, se a gravidade não for acelerar você com rapidez suficiente em direção ao solo.
Essa vetorização de empuxo super rápida é a principal vantagem da hélice Voith-Schneider no mundo marinho; oferece a rebocadores, balsas, navios de combate a incêndios e similares a capacidade de se posicionarem com precisão na água, de se manterem em um ponto, independentemente do que esteja acontecendo ao seu redor, e de equilibrar rapidamente as forças de reboque que, de outra forma, poderiam derrubá-los.
A CycloTech projetou agora seu primeiro eVtol ciclo rotor conceito. É direcionado à propriedade pessoal e não às tarefas de táxi aéreo. A ideia é decolar e pousar na garagem ou quintal em algum momento do futuro distante onde seja remotamente legal operar aeronaves como essa.
O conceito aéreo CruiseUp tem cerca de uma vez e meia o tamanho de um carro terrestre normal, mas acomoda apenas dois ocupantes – embora pareça haver um pequeno compartimento de bagagem.
Ele roda seis ciclo rotores, embora apenas os quatro nos cantos sejam imediatamente aparentes visualmente. Os outros dois são montados na frente e atrás da cabine e giram em um eixo longitudinal. Portanto, eles podem ajudar no impulso para baixo, bem como no impulso lateral para movimento ou rotação lateral, mas não contribuem para o impulso para frente ou para trás.