Solução IACIT monitora cargas refrigeradas em tempo real

RCS 0500

A IACIT, empresa brasileira com atuação no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia, desenvolveu a solução RCS 0500, exclusiva para monitoramento de cargas refrigeradas em tempo real, aplicando o conceito de IoT (Internet das Coisas). O sistema estará em exposição no estande da empresa na Intermodal 2018.

O RCS 0500 é um moderno sistema de monitoramento de containers refrigerados (Reefers) e foi desenvolvido para atender a demanda do mercado. Estima-se que 35% da produção agrícola brasileira seja desperdiçada e alguns dos fatores são armazenamento e transporte inadequados, sem a refrigeração adequada ou o monitoramento.

Não só alimentos, mas também produtos industriais e medicamentos precisam de um transporte e armazenamentos apropriados para garantir maior durabilidade. Sem isso, a carga pode se deteriorar e causar grandes prejuízos ao longo da cadeia logística.

Com isso, o RCS 0500 mostra-se como uma solução inovadora para o monitoramento on-line de reefers. Por ser portátil, de fácil manuseio e permite armazenar as informações em nuvem ou em uma base de dados do cliente, o sistema de telemetria efetua o monitoramento de maneira configurável (o usuário define a periodicidade em que receberá atualizações), mantendo os dados seguros, por meio de criptografia e com georrefenciamento.

A Unidade de Coleta é projetada para dar praticidade à fixação e conexão ao reefer, sem ônus no processo da logística de entrada, saída ou empilhamento dos contêineres. Ao ser conectada ao controlador do reefer, a unidade coletora extrai de forma automática as informações e conecta-se ao concentrador por meio de rede wifi, para transmitir as informações de maneira segura e em tempo real.  A unidade concentradora estabelece uma conexão com o sistema de nuvem, permitindo que as informações sejam acessadas pelos usuários, em um ambiente web seguro.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta