Soldado do Futuro está na feira internacional de defesa

Motorola apresenta conceito de Inteligência Móvel

A Motorola Solutions Inc. apresenta na LAAD (Feira Internacional de Defesa e Segurança Pública e Corporativa), o conceito de Inteligência Móvel que irá revolucionar as ações táticas de forças de segurança e equipes de atendimento e emergência ao redor do mundo.

No estande da empresa foi criada uma “bolha” (área de cobertura definida) de 4G PS-LTE, gerada pela solução portátil incorporada à mochila de um agente, provendo no local uma rede totalmente autônoma e independente das redes de celular comum. Esta solução integra diferentes tecnologias, para ajudar forças de segurança ao redor do mundo com consciência situacional aprimorada, ou seja, levar o centro de comando para as mãos dos agentes em campo e dispositivos que são os olhos e ouvidos dos comandantes.

Como exemplo de solução integrada à rede 4G PS-LTE, os visitantes podem conferir demonstrações de câmera montada em um drone funcional e na luneta do rifle de um atirador de elite (sniper) transmitindo, em tempo real, imagens para um centro de controle simulado utilizando a plataforma de inteligência CommandCentral.

Além disso, o LEX L10, um dispositivo LTE de mão para segurança pública, e o Si500, (Vídeo com microfone e alto-falante), uma câmera junto ao corpo 3:1, com alta qualidade RSM e interface touch screen, completam o conceito de Inteligência Móvel com registro e transmissão de imagens, mapas, comunicação integrada e reconhecimento facial. Ainda serão apresentados aplicativos para smartphones desenvolvidos especialmente para segurança pública como o FullFace (reconhecimento facial), DragonForce (planejamento tático) e o Secure Mobile Office, aplicativo desenvolvido no Brasil para registro compartilhado de investigações.

Por meio do conceito de Inteligência Móvel é possível levar a qualquer localidade do planeta informações multimídia, incluindo imagens, vídeos, mapas e acesso a análises de Big Data, bancos de dados e registros.

“Com integração de soluções tradicionais de voz e o ambiente LTE para segurança pública e suas múltiplas capacidades, é possível enviar informações do centro de comando para as mãos de oficiais em ação e, ao mesmo tempo, são os olhos dos comandantes no campo”, diz Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions Brasil. “As novas tecnologias introduzidas hoje ajudarão as forças de segurança a salvar vidas e melhorar o serviço de atendimento, mesmo nos ambientes mais extremos, por meio da Inteligência Móvel.”

A partir da solução tática que pode ser levada, por exemplo, em uma mochila, um agente cria no local, instantaneamente, uma rede de colaboração para acesso a informação em lugares onde antes a comunicação era impossível. Desta maneira, o equipamento entrega a capacidade de envio e recebimento de dados em alta velocidade com integração entre diferentes dispositivos e agências. O dispositivo ainda pode ser instalado em viaturas ou fixo em um acampamento.

Outra novidade é o aplicativo Secure Mobile Office (SMO), desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (PB). A ferramenta pode ser instalada no LEX L10 ou em um smartphone comum, permitindo colaboração multimídia, anotações em mapa, mensagens de texto, vídeo, voz e acesso a bancos de dados remotos (como registro de veículos e pessoas), com criptografia avançada. Desenvolvido para investigações criminais, o Secure Mobile Office já está em testes no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta