Tecnologia Ford identifica sirene de veículos em serviços de emergência

sistema identifica sirene

A Ford Europa desenvolveu uma nova tecnologia para evitar o uso da sirene estridente de veículos de emergência no trânsito, sem a localização exata do som (veja o vídeo). Trata-se de um sistema que usa a comunicação entre veículos para mostrar a aproximação de uma viatura, identificando se é uma unidade de polícia, ambulância ou de bombeiros, informando também a distância que está e até a melhor forma de abrir caminho para a sua passagem, com alertas sonoros e visuais no painel.

 

Ela foi apresentada num evento no Reino Unido, o UK Autodrive, patrocinado pelo governo local, que visa incentivar o teste de carros autônomos e conectados, com o apoio de empresas automotivas, de tecnologia e instituições de pesquisas e acadêmicas.

O funcionamento desse sistema é feito a partir do veículo de emergência, que envia um sinal diretamente para os carros próximos, visando a aumentar a segurança no trânsito e a rapidez do atendimento. “O tempo é precioso para os serviços de emergência e essa tecnologia pode ajudar a ganhar segundos valiosos, alertando os motoristas a não obstruir o caminho”, diz Christian Ress, supervisor de Pesquisa e Engenharia Avançada de Direção Autônoma da Ford Europa.

 

Sistema usa a comunicação entre veículos para mostrar a aproximação de uma viatura, identificando se é uma unidade de polícia, ambulância ou de bombeiros, informando também a distância e a melhor forma de abrir caminho, com alertas sonoros e visuais no painel.

Além desse inédito sistema, a Ford está testando também uma tecnologia para alertar os motoristas de potenciais acidentes em cruzamentos. Com o “Alerta de Colisão em Cruzamentos”, o carro informa sua localização para os veículos próximos que estiverem equipados com a mesma tecnologia. Se o risco de acidente é alto, ambos os motoristas recebem um aviso para reduzir a velocidade ou parar. O sistema também poderia avisar o motorista, por exemplo, se um carro vindo de outra direção atravessou um sinal vermelho.

Um sistema que alerta quando carros à frente fora da vista freiam bruscamente e uma tecnologia que permite sincronizar o veículo com os semáforos para rodar com sinal verde foram outras novidades apresentadas pela Ford.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta