Siderúrgica SSAB lança chapa Hardox 500 Tuf

chapa Hardox 500 Tuf

A SSAB, siderúrgica sueca fabricante de aços de alta resistência com unidades produtivas na região nórdica e nos Estados Unidos, lança na Fenatran deste ano –  Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga que começa amanhã (16/10), em São Paulo – a Hardox 500 Tuf, nova chapa antidesgaste com resistência ao impacto superior ao já consagrado Hardox 500. Segundo informações da empresa, o novo produto é suficientemente resistente para atuar como um material estrutural em caminhões fora-de-estrada, contêineres, basculantes e em estruturas pesadas de descarga. A alta resistência ao desgaste, deformação e vincos resultam em uma maior durabilidade e capacidade em suportar os mais fortes impactos – um material extremamente duro por toda sua espessura, aliado a uma resistência ao impacto muito maior.

A aplicação do produto é demonstrada durante o evento em uma mini caçamba basculante. Além disso, a SSAB exibe um vídeo e amostras de um teste de impacto realizado na usina na Suécia com o resultado de duas chapas de aço convencional (uma de 12 mm e outra de 5mm) e o resultado de um Hardox 450 de 5mm, mostrando que a chapa de 12mm do aço convencional é equivalente ao 5mm de Hardox.

A SSAB também vai apresentar amostras de vigas em Strenx e aço comercial, para que os visitantes possam comparar o peso de ambos. Lembrando que não é o aço que é mais leve, e sim, a estrutura que fica mais leve devido à redução da espessura do aço para manter a resistência.

O Strenx é projetado para os setores em que a alta resistência estrutural e a redução de peso são fatores competitivos importantes, especialmente na indústria de elevação de carga, movimentação e transporte. O Strenx também é indicado para agricultura, estruturas de máquinas de grande porte, transporte ferroviário, setores offshore e de construção. De acordo com informações da empresa, com um aço como o Strenx, de alta resistência, é possível reduzir o peso do equipamento, mantendo sua resistência através da utilização de chapas mais finas. Consequentemente, os clientes poderão projetar produtos mais competitivos e sustentáveis – guindastes com maior alcance, implementos com carga útil maior e caminhões com menor consumo de combustível.

O Strenx possui ampla variedade de aços estruturais de alta resistência, tanto em termos de resistência como em dimensões, com limites de escoamento que variam de 600 Mpa a 1300 Mpa. O Strenx está disponível em tubos, bobinas e chapas em espessuras que variam de 0,7 mm a 160 mm.

A chapa Hardox é indicada para aplicações que precisam suportar as mais severas condições, sem trincar ou deformar. Com diversas grades de durezas (350 a 650 Brinell), uma ampla faixa de espessuras e dimensões, as chapas de aço Hardox oferecem ao mercado brasileiro opções para reduzir o desgaste de produtos ou equipamentos, assim como para reduzir o tempo de fabricação, aumentar a vida útil e elevar a produtividade das operações. São chapas de fácil processamento que facilitam soldas, dobras e cortes.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta