São Paulo recebe três novos ônibus 100% elétricos

ônibus 100% elétricos

Os primeiros três dos 15 novos ônibus 100% elétricos que passarão a circular na cidade de São Paulo foram apresentados ontem (10/12), em frente à prefeitura. A iniciativa se destaca porque a energia elétrica que abastecerá os veículos será gerada por meio de placas de captação solar em uma fazenda da empresa BYD, fabricante dos chassis do ônibus, localizada no interior de São Paulo. A expectativa é de que esses três primeiros veículos estejam circulando ainda este ano, na linha 6030/10 Unisa-Campus1/Terminal Santo Amaro,e os demais deverão entrar no sistema gradativamente, conforme informações da SPTrans

Os ônibus 100% elétricos são modelo BYD D9W, movidos abateria, têm espaço para até 81 passageiros, área para cadeira de rodas,acessibilidade com rampa de acesso, piso baixo, wi-fi, entradas USB e ar-condicionado. A carroceira foi fabricada pela Caio Induscar, modelo Millennium.

“Nós temos, agora, uma operação de campo mesmo, pra gente sentir todas as limitações e vantagens e aí adaptar a estrutura de controle da SPTrans e das garagens para que possam receber essa tecnologia”, declarou João Octaviano Machado Neto, secretário municipal de Mobilidade e Transportes.

A linha onde os ônibus irão operar foi selecionada após estudos de viabilidade da SPTrans, que convidou todas as empresas do sistema para que manifestassem interesse em participar do projeto piloto para operar os15 ônibus elétricos. Nove operadoras manifestaram interesse em participar do projeto. 

Segundo a SPTrans, os critérios para a escolha da empresa e da linha levaram em conta o percurso, a quilometragem diária por veículo, o número de passageiros transportados, a frota, o menor custo para disponibilização da energia elétrica no local de abastecimento, a distância entre a garagem e o ramal elétrico.

A linha 6030/10, operada pela Transwolff Transportes e Turismo, atende a todos os critérios estabelecidos para o projeto.  Ela tem29,7 km de extensão, 21 ônibus na frota, opera com intervalo médio de 5,5 minutos no horário de pico da manhã e transporta, em média, 17,5 mil passageiros por dia útil.

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