Robô Kirobo é o novo companheiro para carros conectados da Toyota

Robô Kirobo Mini

Ele parece um brinquedo desses que se compra em lojas voltadas para o público infantil. Mas a aparência engana. Desenvolvido pela Toyota, o Kirobo Mini foi criado para proporcionar companhia, interagindo com motoristas em carros conectados da montadora.

O robozinho faz parte do Toyota Heart Project – a visão da montadora em que no futuro, humanos e inteligência artificial trabalharão juntos para um mundo melhor.

Segundo a Toyota, o novo “companheiro” pode conversar com você, fazer um gesto, detectar e responder às suas emoções, mas sua missão como seu novo amigo portátil não termina. Como as pessoas gastam uma média de 4,3 anos de suas vidas em seus carros (o que equivale a viajar para a lua e voltar três vezes), a Toyota acredita que muito pode ser aprendido sobre nosso comportamento e emoção durante a condução. E é aí que o Kirobo Mini poderia ajudar.

Esse brinquedo “humanoide” já está à venda no Japão. Desde maio deste ano, a Toyota tem realizado a pré-venda do produto em algumas concessionárias de Tóquio, visando atender clientes que procuram interagir com parceiros de comunicação e são receptivos a novos produtos.

O Kirobo cabe na palma da mão e tem somente 10 cm quando sentado, permitindo que seja transportado para todo o lugar. Ele é capaz de virar a cabeça em direção da pessoa com quem está falando e conversa enquanto move braços e a cabeça.

O boneco traz novos recursos de comunicação baseados na informação adquirida dos carros e casas dos usuários. Entre outras habilidades, o Kirobo Mini pode participar de uma conversa casual, apoiada por gestos e responder às emoções dos usuários.

Para a Toyota, a condução dos automóveis se transformaria se a tecnologia Kirobo Mini fosse integrada aos veículos: poderia assimilar horas de dados para melhorar a vida cotidiana dos motoristas de todo o mundo, informando futuras inovações e desenvolvendo o transporte que está em sintonia com o humor do motorista, sugerindo lugares para visitar, rotas para viajar e música para ouvir.

O robô pode aprender e fornecer companheirismo personalizado, lembrando as preferências do usuário e de eventos passados. Ele também tem a função de melhorar a capacidade de conversação usando informações do veículo e da casa do usuário.

Além da coordenação com carros, à medida que o Kirobo Mini cresce, aprende a conversar com base em informações de carros conectados, além de estar também ligado à casa dos proprietários e a um site, o Toyota Home, para troca de experiência entre os usuários.

Para desenvolver todas essas habilidade, é necessário que o Kirobo Mini evolua até certo nível por meio da comunicação com seus usuários para que ele possa se envolver em conversas.

O Kirobo Mini será oferecido a um preço de 42.984 ienes, incluindo taxas (cerca de R$ 1.250,00). Além disso, uma taxa de 350 ienes (cerca de R$ 10) é cobrada mensalmente para utilização do aplicativo do Kirobo Mini.

Se bem aceito no mercado japonês, deverá ser comercializado em outros mercados do mundo em que a Toyota atua.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta