A vez da VW em anunciar a eletrificação de seu portfólio

roadmap e

Quase que simultaneamente ao anúncio da Mercedes-Benz, a Volkswagen lançou o seu plano de eletrificar todo seu portfólio de modelos até 2030.

Batizado de Roadmap E, o plano também está associado a investimentos da montadora em e-mobilidade.

Até 2030, o Grupo destinará mais de € 20 bilhões de euros para investimentos diretos na industrialização da mobilidade eletrônica: em novos veículos com base em duas plataformas elétricas totalmente novas, na atualização de fábricas e na capacitação de mão de obra, na infraestrutura de cobrança, na negociação e vendas e, por último, não menos importante, em tecnologia e produção de bateria.

A Volkswagen aborda a questão da tecnologia da bateria com uma estratégia de médio a longo prazo de vários estágios, começando por agrupar atividades de desenvolvimento, aquisição e garantia de qualidade em todo o Grupo para todas as células e módulos de bateria em um “Centro de Excelência” em Salzgitter.

Isso significa que, até então, haverá pelo menos uma versão eletrificada de cada um dos 300 modelos de grupo em todas as marcas e mercados.

A montadora estima que cerca de um em cada quatro novos veículos do Grupo – até três milhões de unidades por ano dependendo de como o mercado se desenvolve – já poderia ser puramente alimentado por bateria em 2025.

Para atender a essa demanda, a VW colocou um dos maiores volumes de compras na história do setor: mais de € 50 bilhões. “Nós recebemos a mensagem e nós enviaremos. Esta não é uma declaração de intenção vaga. É um forte auto compromisso que, a partir de hoje, se torna o critério pelo qual medimos nosso desempenho”, disse Matthias Müller, presidente da Conselho de Administração da Volkswagen na abertura do Salão do Automóvel de Frankfurt. “A transformação em nossa indústria é inexorável. E lideraremos essa transformação”, disse Müller.

A Volkswagen já havia firmemente estabelecido a mobilidade eletrônica como uma área de foco no programa futuro “TOGETHER – Strategy 2025” apresentado em junho de 2016 e se propôs a se tornar o número um global da mobilidade eletrônica até 2025.

Agora, na IAA deste ano, a Volkswagen está lançando a próxima etapa com o “Roadmap E” – dando um impulso adicional ao planejamento de produtos para acelerar massivamente a eletrificação do portfólio de veículos do Grupo.

As marcas do Grupo trarão mais de 80 novos modelos eletrificados para clientes até 2025, incluindo cerca de 50 veículos puramente a bateria e 30 híbridos plug-in.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta