As bicicletas, como veículos de micromobilidade, estão sempre nos oferecendo diversas opções. Sejam tracionadas por energia humana, elétricas e até mesmo a hidrogênio, as magrelas são capazes de atingir velocidades estonteantes ou de ter a capacidade de gerar sua própria energia para dar assistência elétrica. Quando parecia que não havia mais espaço para inovações, surge a Reevo.
A e-bike Reevo anda como qualquer outra. Tem pedais, bateria e pneus e, é aqui que reside a maior inovação. Isto porque os criadores desta bicicleta decidiram reinventar a roda e criaram o que dizem ser a primeira e-bike do mundo sem um hub central.
Com tecnologia patenteada, estas rodas têm um centro construído com um material leve e resistente. O pneu em si gira sobre o núcleo oco, fazendo com que ande. De acordo com a empresa, que tem seu centro de P&D nos Estados Unidos e fábrica na Malásia, são feitos testes meticulosos de impacto para garantir que a tecnologia é o mais segura possível.
Nas rodas, foi incorporado sinais luminosos – piscas, luzes de freio e LEDs que acendem quando escurece – o que torna o passeio de bicicleta mais seguro.
A e-bike sem aro da Reevo tem ainda outro atrativo interessante: foi pensada para ser difícil de roubar.
Para a desbloquear, é preciso fazer autenticação através de um leitor de impressão digital. Tem também um mecanismo que tranca a roda e, mesmo que tudo falhe, se alguém levar a bicicleta, um sistema de tracking via GPS permite localizá-la a qualquer momento a partir do aplicativo My Reevo.
A e-bike sem aro foi desenvolvida tendo em consideração as normas europeias. Por isso, tem um motor de 250 W que permite que tenha assistência elétrica até aos 25 km/h. A bateria removível oferece uma autonomia de 60 km.
Para quem gosta de ver as suas estatísticas, o app, além de mostrar constantemente a localização da bicicleta, torna-se num copiloto, dando informação sobre o nível da bateria, a velocidade e a distância percorrida.
A bicicleta elétrica pode ser comprada no site da Indiegogo e está disponível a partir dos 2.627 euros (R$ 14,5 mil) com entregas prevista para dezembro deste ano.