Primeiros elétricos da Irizar circularão em Barcelona e Madrid

irizar i2e

Os primeiros ônibus Irizar i2e, 100% elétricos, com entrega programada para dezembro deste ano, começarão a circular na cidade de Madrid e a cidade de Barcelona receberá seus quatro primeiros articulados 100% elétricos com sua operação prevista até junho 2018.

Os veículos produzidos nas instalações da Irizar e-mobility, localizada na cidade de Aduna, região de Gipuzkoa, uma província do país Basco, se juntam aos ônibus das cidades de Valência e Bilbao, também com entrega prevista para o final deste ano, além de dois elétricos que já circulam em Barcelona, desde agosto de 2014, no projeto ZeEUS (Zero Emission Urban Bus System) da Comissão Européia.

 

 

A Irizar i-mobility iniciou suas atividades em maio deste ano. Fruto de um investimento estimado de 75 milhões de euros, a nova planta está situada em uma área de 37.000m².

Com a nova planta, a Irizar se prepara para fornecer sistemas de mobilidade completos, tanto para ônibus 100% elétricos, como grandes infraestruturas de sistemas elétricos necessários para carregamento de baterias e armazenamento de energia. Tudo projetado e fabricado com tecnologia 100% desenvolvida pelo Grupo Irizar.

Além da Espanha, o Grupo Irizar assinou contrato de eletromobilidade com operadores franceses que inclui a entrega de 18 ônibus Irizar i2e articulados, 100% elétricos de 18 metros de comprimento (BRT), as estações de carga no final de cada linha com infraestrutura para carga rápida ou toda infraestrutura para carga mais lenta para utilização nas garagens, para a Aglomeración de la Cote Basque-Adour, na região sudoeste da França.

A Régie des Transports de Marseille (RTM) também iniciou a operação da  primeira linha elétrica 100% na cidade de Marselha na França, em junho deste ano,  Seis ônibus Irizar i2e começaram a operar em Marselha. Os ônibus obedecem uma configuração padrão, como os demais veículos que compõem a frota RTM. Contemplam piso baixo plano, duas portas duplas, uma rampa elétrica na porta central e 16 baterias So-níquel. Possuem ainda uma capacidade interna para um total de 77 passageiros, sendo 26 sentados e 51 em pé.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta