Pod autônomo da Jaguar projeta percurso para informar pedestre

Pod autônomo da Jaguar

A Jaguar Land Rover desenvolveu um sistema que projeta a direção da viagem à frente dos veículos autônomos, para informar aos outros usuários o caminho que fará em seguida.

O Pod autônomo da Jaguar utiliza tecnologia inteligente e lança uma série de projeções no asfalto para mostrar suas futuras intenções – por exemplo, parar e virar para a esquerda ou direita – como parte da pesquisa sobre como as pessoas podem desenvolver sua confiança na tecnologia autônoma. No futuro, as projeções poderiam até mesmo ser usadas para compartilhar a detecção de obstáculos e atualizações de jornadas com pedestres.

Pod autônomo da Jaguar

Essas projeções, testadas em “pods” autônomos desenvolvidos pela Aurrigo — empresa britânica especializada nesse tipo de tecnologia em mobilidade —, apresentam uma série de linhas ou barras com espaçamento ajustável. As lacunas encurtam à medida que o “pod” se prepara para frear antes de parar completamente. Conforme a cápsula se afasta e acelera, o espaçamento entre as linhas se expande. Ao se aproximar de uma curva, as barras se espalham para a esquerda ou para a direita para indicar a direção da viagem.

Os testes foram configurados por uma equipe de engenheiros avançados – que trabalham na divisão de Mobilidade Futura da Jaguar Land Rover – e apoiados por psicólogos cognitivos, depois que estudos mostraram que 41% dos motoristas e pedestres estão preocupados em dividir a estrada com veículos autônomos.

O sistema inovador foi testado em uma rua cenográfica, dentro de uma instalação de Coventry, com engenheiros registrando os níveis de confiança relatados por pedestres com e sem projeções.

O programa de testes de confiança – que também incluiu o ajuste de “olhos virtuais” aos pods inteligentes em 2018 para verificar se o contato visual aumentou a confiança na tecnologia – foi conduzido como parte do projeto Autodrive, do Reino Unido, apoiado pela Jaguar Land Rover.

“Os testes são para compreender quantas informações um veículo autônomo deve compartilhar com um pedestre para ganhar sua confiança. Assim como qualquer nova tecnologia, os seres humanos precisam aprender a confiar nela, e quando se trata de veículos autônomos, os pedestres devem ter confiança de que podem atravessar a estrada com segurança. Essa pesquisa pioneira está formando a base do desenvolvimento contínuo de como os carros autônomos irão interagir com as pessoas no futuro”, afirma Pete Bennett, Gerente de Investigação de Mobilidade Futura da Jaguar Land Rover.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta