Pneus da Goodyear equipam o caminhão mais rápido do mundo, o Volvo Iron Knight

O caminhão Iron Knight, da sueca Volvo, que foi considerado o caminhão mais rápido do mundo após quebrar dois recordes mundiais de velocidade (de 0 a 500 m e de 0 a 1.000 m), será apresentado no Brasil, em outubro, durante a Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas), que acontece de 14 a 18 de outubro, em São Paulo.

Pneus da Goodyear equipam o Iron Knight, veículo que chega a atingir 276 km/h. O caminhão usa no eixo direcional pneus de medida 315/ 70R22.5 e no eixo de tração a medida 495/ 45R22.5, desenvolvidos a partir de carcaças que fazem parte do portfólio e baseado na experiência adquirida pela Goodyear nas estradas. As bandas de rodagem possuem desenhos e compostos criados especialmente para suportar grandes velocidades e altas temperaturas.

Goodyear equipam o Iron Knight

O título de mais rápido do mundo se confirmou com o caminhão configurado com os pneus da Goodyear, em exercícios realizados em pista fechada, na base aérea de Fällfors, na Suécia, sob supervisão da FIA. O Iron Knight, com seus 2.400 cv, rompeu o recorde de 0 a 1.000 m em 21,142s, numa velocidade média de 170,277 km/h. O veículo também quebrou o recorde de 0 a 500 m, percorridos em 13,673s, com velocidade média de 131,646 km/h. “ Pneus da Goodyear equipam o Iron Knight e são resultado de colaboração contínua e de forte parceria com a Volvo Trucks, empresa líder na produção de caminhões que usa equipamentos originais Goodyear em diversos modelos”, afirma a Goodyear, em nota oficial.

Há outras histórias de velocidade envolvendo as duas empresas. Em 2012, o caminhão The Mean Green tornou-se o híbrido mais rápido mundo, quando quebrou dois recordes mundiais de velocidade também usando pneus Goodyear. “Estamos felizes em contribuir com a história do Iron Knight e dar continuidade a essa parceria de sucesso com a Volvo na quebra de recordes, que começou em 2012. Esse projeto nos dá muito orgulho por confirmar a qualidade dos pneus de caminhão que produzimos para nossos clientes, sejam montadoras ou frotas, já que o pneu Iron Knight é baseado nos modelos de carcaça comercializados todos os dias pela Goodyear”, declara Eduardo Gualberto, diretor da unidade de pneus comerciais da Goodyear Brasil.

A Goodyear destaca que já há 120 anos projeta pneus de corrida leves e pesados e os resultados alcançados nas pistas de alta velocidade e competição off-road são usados para criar pneus com alto nível de desempenho e sofisticação para o dia-a-dia de consumidores e frotas. Em seu portfólio estão pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, empilhadeiras, equipamentos industriais e aviões, além de materiais para recapagem.

A fabricante de pneus está presente no Brasil há 100 anos, comemorados este ano, e tem atualmente três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a planta de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda no País.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta