13 de novembro de 2024

Holon da Pininfarina: autônomo vai rodar na Alemanha e EUA

Holon Pininfarina

A italiana Pininfarina geralmente é associada a design de carros como Ferrari e Maserati. Agora a empresa se uniu à empresa de mobilidade austríaca Benteler para produzir um ônibus elétrico autônomo conhecido como Holon.

O veículo incorpora o sistema Mobileye Drive que combina várias câmeras a bordo, LiDAR e módulos de radar para fornecer autonomia de nível 4. Isso significa que o Holon da Pininfarina é capaz de executar todas as tarefas de direção sob condições específicas, mas ainda pode ser substituído por um operador humano quando necessário.

Ele pode acomodar até 15 passageiros ao mesmo tempo, com assentos “sutilmente compensados” destinados a fornecer um pouco mais de privacidade do que uma configuração tradicional lado a lado.

Os passageiros embarcam e desembarcam através de portas duplas elétricas acionadas por sensores fotoelétricos. Uma rampa é estendida e abaixada automaticamente a cada parada, facilitando o uso de cadeirantes. Mecanismos integrados protegem automaticamente as cadeiras dessas pessoas enquanto o ônibus está em movimento, evitando que rolem.

Os passageiros com deficiência visual também são atendidos por meio de telas em Braile e um sistema audiovisual que exibe e anuncia verbalmente as próximas paradas.

O Holon da Pininfarina tem uma velocidade máxima de 60 km/h, com uma carga de sua bateria fornecendo um alcance de aproximadamente 290 km. As atualizações de firmware e software over-the-air permitem que ele seja atualizado regularmente sem ter que ser retirado de serviço.

Os planos prevêem que o veículo seja utilizado em serviços de trânsito sob demanda e regulares, juntamente com a possibilidade de realizar entregas de carga de última milha. Ele será inicialmente objeto de projetos-piloto na Alemanha e nos Estados Unidos, onde será testado pela empresa de transporte público Hochbahn e pelo provedor de mobilidade Beep, respectivamente.

Espera-se que a produção comercial do ônibus espacial comece nos EUA a partir de 2025.

E “Holon”, incidentalmente, é um termo filosófico grego que descreve “algo que é tanto um todo em si mesmo quanto parte de um todo maior”.