Pesquisa da DHL mostra que transporte terrestre é componente estratégico para o desempenho dos negócios

Pesquisa da DHL

A evolução no setor de transportes vem sendo impulsionada por tendências como o rápido crescimento do comércio eletrônico, a contínua urbanização dos mercados e pelo avanço de tecnologias como as soluções analíticas de big data e digitalização. Tecnologias avançadas e diferentes opções de atendimento estão mudando a maneira como as transportadoras e as empresas que prestam serviços terceirizados de logística gerenciam seus fluxos globais de transporte. Como resultado dessa mudança, ampliaram-se as expectativas de atendimento, novos mercados e novas soluções de transporte terrestre. A constatação faz parte de uma pesquisa global sobre logística via transporte terrestre feita pela empresa de logística DHL.

O relatório revela que a evolução acelerada do setor está mudando a maneira de pensar das empresas ao adquirir suas soluções de transporte. A pesquisa global, realizada com profissionais que contratam serviços de transportes e profissionais de operações, revelou que 83% das empresas estão dispostas a pagar mais por serviços melhores e com mais valor agregado, contanto que eles forneçam um retorno mensurável sobre seus investimentos.

Chamado de “The logistics transport evolution: the road ahead“, o relatório da DHL Supply Chain usa os dados coletados pela Lieberman Research Worldwide, LLC (LRW), para identificar os fatores que estão impactando a logística via transporte terrestre e como a indústria está se adaptando à nova fronteira de soluções disponíveis.

O relatório constatou que, cada vez mais em todos os setores e regiões, as empresas enxergam o transporte terrestre como mais do que uma simples commodity tática, sendo que 71% já o consideram como um componente estratégico de seus negócios. As empresas concordam que há uma correlação direta entre o transporte terrestre e o desempenho nos negócios, e três quartos (75%) dos entrevistados acreditam que investir tempo e recursos no transporte terrestre causa um impacto positivo direto sobre as vendas da empresa.

Javier Bilbao, líder global de transportes e CEO América Latina da DHL Supply Chain, disse: “O transporte é, sem dúvida, um aspecto crítico do ambiente mundial de negócios, e esses resultados indicam que empresas de todos os setores e mercados estão começando a reconhecer também seu valor estratégico. Realizamos este estudo para ter uma visão exata do que as empresas esperam de seus provedores de serviços de transporte, no presente e no futuro. Nossa pesquisa nos mostrou que, cada vez mais, os clientes estão buscando soluções completas com alcance global, pois oferecem a capacidade de resolver uma ampla gama de problemas e requisitos de transporte”.

Mudanças globais no ambiente de negócios foram identificadas como revolucionárias para o cenário do transporte terrestre. Em particular, o crescimento exponencial do comércio eletrônico e suas implicações no atendimento foi um fator identificado por 65% das empresas como causador de impactos significativos em suas cadeias de suprimento, a serem sentidos ao longo dos próximos anos.

Bilbao acrescentou: “De acordo com as descobertas da nossa pesquisa de digitalização, a tecnologia será fundamental para atravessarmos essa nova era do transporte terrestre. A capacidade da IA e das soluções analíticas de dados de gerenciar o perfil do pedido e os padrões de envio dos modelos operacionais cada vez mais complexos e exigentes dos clientes,otimizando custos e serviços, sinaliza que eles agora são vistos como serviços essenciais, e não mais como meros benefícios adicionais”.

Embora essa mudança na dinâmica do setor esteja sendo observada em todas as regiões, nota-se certa variação também em função da maturidade do mercado e das demandas impostas às transportadoras por suas bases de consumidores. Na América Latina, por exemplo, a consideração prioritária na escolha de um fornecedor de transportes terrestres é a entrega dentro do prazo,ao passo que na Europa, por sua vez, onde o mercado é mais maduro, a otimização de redes é o foco principal das transportadoras, aponta o estudo.

No Brasil, o cenário é bastante semelhante, mas traz algumas peculiaridades. É o que explica Fábio Miquellin, diretor de transportes da DHL Supply Chain Brasil: “devido às suas dimensões continentais e diversidade climática por região, o Brasil apresenta grandes desafios no setor de transporte, dentre eles: falta de segurança e infraestrutura adequada à demanda atual, rotas muito longas e, em alguns casos, a necessidade de monitoramento e controle de temperatura dos produtos. Soma-se a isso um sistema tributário complexo e a grande concentração de empresas/indústrias na região Sudeste do país, e temos um cenário que demanda ainda mais soluções inovadoras para a manutenção da competitividade das empresas”.

O executivo explica que o processo de inovação em transportes no Brasil está em estágios iniciais, mas já apresenta iniciativas concretas e com impactos significativos em termos de ganho de eficiência.”Vemos que o mercado vem se movimentando na busca de sistemas e tecnologias que fazem uso de big data, digitalização de processos e machine learning na área de transportes. Na DHL, inclusive, estamos avançando constantemente no uso e implementação diária destas ferramentas em nossos processos, além de já trabalharmos com equipamentos semi-autônomos e uso de realidade aumentada para treinamentos”.

Outro item, não menos importante, mapeado no setor de transportes é a crescente exigência de alguns clientes pelo controle e redução de emissão de carbono no meio ambiente. “Como na DHL temos como meta ‘zerar’ a emissão de carbono até 2050, já temos em nossa frota veículos elétricos dedicados em algumas de nossas operações”, ressaltou Fábio Miquellin.

Na pesquisa, fatores mais amplos da sociedade como um todo também foram destacados como desafios relacionados: 61% das empresas, por exemplo, citaram o aumento da urbanização como um fator que impactará significativamente seus negócios no futuro. A tecnologia – e sua capacidade de ajudar a gerenciar esse complexo ambiente – é cada vez mais vista como um requisito padrão: mais de dois terços (67%) das empresas acreditam que as soluções analíticas de big data e a inteligência artificial (IA) são serviços essenciais a serem oferecidos pelas transportadoras e empresas de logística a seus clientes.

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