Startup cria tecnologia para motorista conduzir dois caminhões simultaneamente

Apresentada pela Peloton durante a Automated Vehicle Symposium 2019 em Orlando, EUA,  a nova tecnologia permite que um único motorista conduza um par de caminhões por meio de um sistema V2V (veículo para veículo).

Os sistemas, batizados de Platooning (nível 1) e Automated Following (nível 4) são soluções autônomas que conecta um caminhão totalmente automatizado a um caminhão condutor, controlado por um motorista. O link V2V permite que o caminhão conduzido pelo motorista, guie a direção, a aceleração e a frenagem do caminhão seguinte e conecta os sistemas de segurança entre os caminhões com latência mínima.

A novidade foi desenvolvida pela Peloton Technology, uma empresa de tecnologia de veículos conectados e automatizados sediada no Vale do Silício.

O sistema Platooning, que é um assistente de motorista de nível 1, já está em testes em algumas frotas. O motorista do caminhão seguinte dirige, mas o sistema controla o trem de força e os freios para gerenciar a distância a seguir com muita precisão além de fornecer uma reação imediata a qualquer aceleração ou frenagem que o caminhão condutor realize.

Os caminhões em testes mostraram uma economia de combustível acima de 7%, resultando em economias projetadas de combustível por caminhão entre US $ 7.000 e US$ 10.000 por ano.

“Adotamos uma abordagem diferente para a introdução comercial de automação em veículos”, disse o CEO da Peloton Technology, Josh Switkes. “Vemos os motoristas como os melhores sensores do mundo e estamos aproveitando isso para permitir que os condutores de hoje sejam mais produtivos por meio de pelotões de acompanhamento automatizados”.

peloton

A abordagem de combinar a experiência de um motorista no caminhão-guia com sensores e hardware de última geração no caminhão simplifica muitos dos desafios técnicos enfrentados pela indústria de automação de veículos ao implantar sistemas sem condutor SAE nível 4 independentes.

Segundo a startup, o sistema será capaz de trazer soluções para uma ampla aplicabilidade para a indústria em um conjunto de rotas, condições climáticas e condições de tráfego em rápido crescimento, expandindo essas operações muito mais rapidamente do que as soluções independentes (veículo único).

Na visão da Peloton, o motorista profissional está no centro da nova solução automatizada. “Continuamos a alavancar os motoristas por suas habilidades, experiência e intuição e nos envolvemos tanto com os motoristas de testes da Peloton quanto com os motoristas de frota em todos os aspectos de design, desenvolvimento e teste de produtos. Nossa visão com o novo produto é desenvolver e implantar comercialmente uma solução que permitirá dobrar a quantidade de carga que eles podem transportar em uma única viagem”.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta