Depois da revolução no transporte urbano feita por empresas de transporte compartilhado, uma nova iniciativa brasileira apresenta novas soluções nesse mercado para a ponta mais fraca da transação: os condutores.
Lançada em março de 2018, a Paymoob (www.paymoob.com) oferece cobrança simplificada, com uma mensalidade fixa de R$ 100 em vez de comissões sobre cada viagem, além de benefícios extras como a possibilidade de usar os carros e motos para fazer propaganda – e ganhar dinheiro com isso.
A ideia surgiu a partir da percepção de que, após o boom inicial, muitos motoristas sofrem com a baixa remuneração, além das barreiras sobre a qualidade dos carros excluírem muitos interessados.
“Acreditamos que não importa a marca ou ano do automóvel que você tenha”, diz Ed Pereira, diretor de tecnologia da empresa. “Se você quer trabalhar e o veículo está em boas condições, vamos encontrar um uso para ele.”
Claro, há limitações no que diz respeito ao transporte de passageiros, mas Pereira cita o transporte de documentos ou peças, por exemplo, que poderia ser feito de maneira eficiente por veículos com mais quilometragem, assim como motos ou bikes.
Com atuação descentralizada e alcance em cidades pequenas do interior do Brasil, essa política atende a especificidades locais e supre uma demanda represada por este tipo de serviço, acredita a Paymoob.
Outra vantagem é que os condutores dispostos a adesivar o vidro traseiro dos seus carros com propagandas podem se isentar da mensalidade pelo uso do aplicativo – dependendo do caso, há, inclusive, a possibilidade de receber comissão por isso.
“Fica a cargo deles fazer propagandas. Os que não se interessam, não têm nenhum tipo de prejuízo”, ressalta Tiago Santos, diretor de franquias da empresa.
Para completar, a Paymoob oferece ainda a possibilidade de negociação do preço final das corridas – caso o passageiro tenha um pouco menos do que o valor sugerido, ou deseje transportar um objeto de grandes dimensões e esteja disposto a pagar mais por isso.
O pagamento pode ser feito por dinheiro, cartão de crédito, débito e Moobcoin, uma moeda digital da empresa que funciona como espécie de crédito pré-pago. Hoje, R$ 100 compram 150 Moobcoins.
Renda diversificada
Para homologar os veículos utilizados no app, os condutores precisam ir até uma das franquias da Paymoob – atualmente, são cinco espalhadas pelo Nordeste e Sudeste. As unidades da empresa demonstram um pouco da diversidade da atuação: são responsáveis pela aplicação e venda dos anúncios utilizados em veículos, além de outros serviços de publicidade. “Para tornar o tempo com o passageiro ainda mais proveitoso, o condutor pode atuar como um promotor de vendas desses produtos e receber comissão por isso”, explica Santos.
Lançado em 15 de março para iOS e Android, o aplicativo da Paymoob já tem 2.500 veículos cadastrados em cidades como Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Atibaia, entre outras. A expectativa da empresa é que esse número chegue a 100 mil até o final do ano, além de contar com uma franquia em cada uma das capitais dos estados brasileiros.
Aceleradora de startups, a Paymoob desenvolveu dezenas de aplicativos, entre eles seu próprio app de mobilidade urbana e logística. Por meio de aplicativo, a Paymoob liga condutores cadastrados a passageiros, pessoas e empresas que demandam auxílio no transporte de documentos, produtos e outras cargas.
Para maximizar os ganhos, a empresa também oferece mediar o uso de propagandas nos carros e motos utilizados no serviço.
Faça um comentário