Volvo fecha parceria com a NVIDIA para criar caminhões e ônibus autônomos

parceria Volvo NVIDIA

O Grupo Volvo assinou um contrato com a NVIDIA para desenvolver em conjunto o sistema de tomada de decisão de veículos e máquinas comerciais autônomos. Utilizando a plataforma de inteligência artificial da NVIDIA para treinamento, simulação e computação em veículo, o sistema resultante foi projetado para lidar com segurança com condução totalmente autônoma em vias públicas e rodovias.

A solução será construída sobre a pilha completa de software da NVIDIA para processamento de sensores, percepção, localização de mapas e planejamento de caminhos, possibilitando uma ampla gama de possíveis aplicações de condução autônoma, como transporte de carga, coleta de lixo e reciclagem, transporte público, construção, mineração e silvicultura.

parceria Volvo NVIDIA

“A automação cria benefícios reais para nossos clientes e para a sociedade em termos de segurança, eficiência energética e, consequentemente, produtividade. Continuamos a introduzir gradualmente aplicativos automatizados em todo o espectro da automação, desde sistemas de suporte a motoristas até veículos e máquinas totalmente autônomos. Essa parceria com a NVIDIA é um próximo passo importante nessa jornada ”, afirma Martin Lundstedt, presidente e diretor executivo do Volvo Group.

A parceria Volvo NVIDIA se concentrará no desenvolvimento de um Sistema de Direção Autônomo flexível e escalonável, planejado para ser usado primeiro em pilotos comerciais e depois em ofertas comerciais do Grupo Volvo. O acordo assinado entre o Volvo Group e a NVIDIA é uma parceria de longo prazo que abrange vários anos. O trabalho começará imediatamente com o pessoal das duas empresas sendo localizado em Gotemburgo, na Suécia, e Santa Clara, na Califórnia.

“Veículos comerciais são a maior rede do mundo – uma rede que, através de compras on-line, coloca praticamente qualquer coisa, em qualquer lugar do mundo, rapidamente ao nosso alcance”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “As últimas descobertas em IA e robótica trazem um novo nível de inteligência e automação para enfrentar os desafios de transporte que enfrentamos. Estamos entusiasmados em fazer parceria com o Volvo Group para reinventar o futuro do transporte por caminhão”.

“A automação é uma área de tecnologia fundamental para o Grupo Volvo. Com essa parceria, aumentaremos ainda mais nossa velocidade de desenvolvimento e fortaleceremos nossos recursos e ativos de longo prazo na automação, para o benefício de nossos clientes em diferentes segmentos e mercados ”, afirma Lars Stenqvist, diretor de tecnologia do Grupo Volvo.

A parceria Volvo NVIDIA abrange a computação end-to-end fundamental para veículos autônomos. Inclui tecnologia de computação acelerada no datacenter para treinamento de redes neurais profundas; simulação em grande escala para testes de hardware em circuito e validação de sistemas de veículos autônomos; e finalmente a implantação da plataforma NVIDIA DRIVE no veículo que executa a pilha completa de software para processamento de sensor de 360 graus, mapeamento e planejamento de caminhos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta