Renault e Nissan firmam parceria com a Waymo por veículos autônomos

Renault Nissan e Waymo

A Renault e a Nissan firmaram um acordo com a Waymo para explorar todos os aspectos dos serviços de mobilidade sem motorista para passageiros e entregas na França e no Japão.

O acordo Renault Nissan e Waymo marca um primeiro passo para o desenvolvimento de operações de longo prazo de serviços de mobilidade autônoma e será realizada primeiramente na França e no Japão, sede do Grupo Renault e sede da Nissan, respectivamente, e poderá se expandir para outros mercados, excluindo a China, no futuro.

Para promover o processo de exploração de possibilidades, o Grupo Renault e a Nissan criarão empresas em joint venture focadas na Aliança na França e no Japão, dedicadas a serviços de mobilidade sem motorista.

Renault Nissan e Waymo

As empresas irão avaliar oportunidades de mercado, trabalhando em conjunto para pesquisar questões comerciais, legais e regulatórias relacionadas a oferta de transporte sem motorista como serviço na França e no Japão. A Aliança da Renault-Nissan-Mitsubishi, com uma presença global e portfólio cobrindo todos os segmentos de veículos de passageiros e comerciais leves, é especialmente adequada para participar desta parceria comercial com a Waymo, uma empresa de tecnologia autônoma que já acumulou mais de 16 milhões de quilômetros em vias públicas.

Segundo John Krafcik, CEO da Waymo, “esta é uma oportunidade ideal para a Waymo levar nossa tecnologia autônoma a um cenário global, com um parceiro inovador. Com o alcance e a escala internacional da Aliança, nosso Waymo Driver pode oferecer soluções de mobilidade transformacionais para atender com segurança passageiros e entregas comerciais na França, Japão e outros países.”

A Waymo, empresa de tecnologia autônoma, já percorreu, desde o seu início com o projeto de carro autônomo do Google em 2009, mais de 10 milhões de milhas de forma autônoma nas vias públicas de 25 cidades dos EUA e completou mais de 7 bilhões de quilômetros de testes de simulação.

O CEO da Renault, Thierry Bolloré, afirma que “a história da mobilidade do amanhã será escrita em conjunto, com a cooperação da Aliança com a Waymo, como líderes da indústria, abrindo novas perspectivas para serviços de mobilidade sem motorista. Acreditamos que essa parceria acelerará nosso compromisso de oferecer novos serviços de mobilidade compartilhada e beneficiará os ecossistemas automotivos, nos colocando na vanguarda dos novos negócios da mobilidade sem motorista em nossos principais mercados estratégicos.”

Hiroto Saikawa, presidente e CEO da Nissan, disse que “à medida que continuamos nosso trabalho por meio do plano de médio prazo – Nissan M.O.V.E. to 2022 – para evoluir o nosso negócio para atender às mudanças no comportamento do consumidor, a Nissan pretende ser um dos primeiros fornecedores de serviços de mobilidade sem motorista. Nossa experiência na indústria automotiva global e expertise em parcerias estratégicas nos permitirão explorar oportunidades para expandir nosso portfólio e entregar novos valores aos clientes com a Waymo, líder reconhecida neste setor.”

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta