Estado do Paraná anuncia isenção de impostos para veículos elétricos

isenção de impostos para veículos elétricos

O governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou nesta quinta-feira (21/03), durante o evento internacional Smart City Expo Curitiba, um projeto de lei propondo zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos, que hoje é de 3,5%. Ele também vai apresentar uma proposta de convênio ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para que o Estado também possa isentar o ICMS para a aquisição desses veículos.

“O Paraná será o primeiro estado a isentar o IPVA de carros movidos à energia elétrica, além de buscar com o Confaz, que autoriza as isenções fiscais, a possibilidade de também zerar o ICMS desses carros”, afirmou Ratinho Júnior.

O Paraná já tem uma eletrovia, que é mantida pela Copel. São oito eletropostos na BR-277, ligando Paranaguá, no Litoral, a Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. “A Copel faz parte desse processo porque acredita que este é o futuro da mobilidade urbana, não só para os carros de passeio, mas também no transporte público”, afirmou o presidente da companhia, Daniel Pimentel Slaviero. “Temos um trabalho inovador, de termos implantado a maior eletrovia do país, ligando Paranaguá a Foz do Iguaçu, e hoje a iniciativa do governo é fomentar a produção e a utilização dos veículos elétricos”, disse ele.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o Chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, e o representante da empresa ICities, Roberto Marcelino, também assinaram o documento distribuído ao Confaz.

Os benefícios anunciados não se aplicam para os veículos híbridos.

Smart City Expo Curitiba

O Smart City Expo Curitiba 2019, segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, esta sendo realizada no Expo Barigui, espaço anexo a um dos parques mais conhecidos da capital paranaense, o Parque Barigui. O evento deve mobilizar mais de 6 mil pessoas, representantes de cidades de todo o país e delegações de 25 cidades do exterior. Serão dois dias de congresso, com exposição de soluções para cidades inteligentes e palestras. A feira será realizada nesta quinta e sexta-feira (21 e 22 de março), das 8h30 às 18h30.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta