15 de agosto de 2022

Starup alemã cria sistema suspenso sobre trilhos para mobilidade urbana

Ottobahn

A startup alemã Ottobahn, sediada em Munique, desenvolveu um sistema de transporte que pretende melhorar o tráfego dentro e entre as cidades com um revolucionário sistema baseado em cápsulas que se movimentam acima do trânsito de hoje e aplica-se tanto ao transporte de pessoas como também de mercadorias.

Ottobahn

O sistema livre de emissões e totalmente autônomo é composto por cabines suspensas que deslizam a uma altura de cinco a dez metros sobre as ruas lotadas através de trilhos aéreos. Para embarque e desembarque, as cabines são deixadas no solo em qualquer ponto. Alimentado por energia renovável, é baseado em viagens planejadas individualmente. Um trajeto porta a porta, sustentável e autônomo.

Um protótipo já foi desenvolvido e uma pista de referência e testes com extensão de um quilômetro será construída ainda este ano em Taufkirchen, no sul de Munique e a primeira rota comercial está prevista para ser construída a partir de 2023.

Ottobahn

Depois de programar uma viajem por meio de um aplicativo, a cabine individual desce ao solo para embarque. Os trajetos sob demanda podem, por exemplo, ir de Munique a Berlim em apenas 2,5 horas. Hoje, o mesmo percurso de trem leva, aproximadamente, 4 horas. As cápsulas para até quatro passageiros ou uma carga de até 1,5 tonelada podem atingir uma velocidade de até 240 km/h (60 km/h estão planejados para o tráfego no centro da cidade). Através do uso de algoritmos inteligentes, o fluxo de tráfego na rede de cápsulas é otimizado em tempo real e controlado com eficiência energética.

As cabines pequenas e leves da Ottobahn são movidas por motores elétricos e serão instalados painéis solares nas rotas disponíveis para fornecimento de energia, tornando o sistema 100% movido por energia limpa e renovável.

Fundada em 2019, a Ottobahn GmbH informa que existem o interesse de mais de 30 cidades que apostam nas cápsulas suspensas como um solução verde e limpa para a mobilidade urbana.