Wabco apresenta soluções para economia e autonomia do transporte

OptiFlow Tail da Wabco

Uma novidade da Wabco deverá ganhar as rodovias em breve. Está em testes no Brasil OptiFlow Tail, um nome aparentemente estranho para definir um deflator que, instalado nas portas traseiras de semirreboques ou qualquer implemento fechado tipo baú, reduz o arrasto em velocidades acima de 60 km/h, permitindo uma economia de até 1,1 litros de diesel a cada 100 quilômetros rodados.

OptiFlow Tail da Wabco

Nestes tempos de aquecimento global, a solução é importante também por reduzir emissões, já que, numa grande frota, qualquer economia representa ganhos em escala. O planeta e a sociedade agradecem.

De acordo com a descrição técnica da Wabco, o equipamento proporciona uma solução aerodinâmica para direcionar o fluxo de ar, evitando turbulências na traseira que “seguram” o implemento. Ao diminuir a resistência do ar, o aparelho gera aumento do rolamento e velocidade do veículo, permitindo economia de combustível.

O OptiFlow Tail já é utilizado na Europa, mas está em fase de testes e homologação no Brasil. Durante a Intermodal, a Wabco fez a exposição de um modelo num semirreboque que já está em teste por um operador do transporte do Paraná, que, no evento, disse estar muito satisfeito com a solução.

O equipamento em testes no Brasil é instalado por meio de alavancas, quando o veículo está parado. Na Europa, já existe uma versão em que ele é acionado eletronicamente quando o veículo atinge velocidade em que o arrasto começa a produzir turbulências que interferem na aerodinâmica.

De acordo com a companhia, o OptiFlow é testado em túneis de vento e em simulações de computador. A economia de combustível se dá independentemente do tipo de semirreboque, da tonelagem e da capacidade da carga e do motorista.

Feito de fibra, o equipamento da Wabco é indicado para qualquer implemento – caminhão ou cavalo-mecânico. O equipamento pode ser vendido para fabricantes de implementos no Brasil ou qualquer veículo em atividade, não importando o ano de fabricação. O preço do produto ainda não está definido pela companhia.

No mesmo implemento estacionado na área externa da Intermodal, a Wabco apresentou o sistema OptiLinl, aplicativo para telefone celular que controla e monitora um conjunto de funções de segurança e eficiência de combinações de veículos comerciais, trazendo uma novo marco para gestores de frota. A tecnologia é mais uma tendência para a conectividade.

São várias funções. Uma delas eleva automaticamente o eixo quando o implemento está vazio. Outra detecta o ponto cego e faz automaticamente a frenagem do veículo. Já o Optil Level controla a suspensão mantendo a mesma altura durante o processo de carga e descarga do veículo. Também monitora a pesagem, informando os dados no celular do operador, aciona freios e controla a estabilidade..

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta