10 de novembro de 2024

Iveco e Hyundai apresentam ônibus urbano a hidrogênio 

E-WAY H2, ônibus a hidrogênio da Iveco

Este novo ônibus elétrico movido a hidrogênio é outro resultado concreto da parceria que as duas empresas anunciaram em março de 2022.

O E-WAY H2, ônibus a hidrogênio da Iveco, é um urbano de piso baixo com 12 metros de comprimento, equipado com motor elétrico de 310 kW e um avançado sistema de célula de combustível fornecido pela HTWO, uma marca comercial de hidrogênio baseada em sistema de célula de combustível do Hyundai Motor Group. Com quatro tanques que oferecem armazenamento combinado de 7,8 quilos de hidrogênio e uma bateria de 69 kWh da FPT Industrial, marca do Iveco Group especializada em tecnologias de powertrain, o veículo oferece uma autonomia de 450 km em condições normais de operação.

 O E-WAY H2 permite o reabastecimento de hidrogênio e o carregamento da bateria do tipo plug-in. Desenvolvido pela IVECO BUS, este conceito híbrido de potência média não só otimiza a forma como o veículo é carregado, mas também ajuda a bateria a bordo e o sistema de célula de combustível a atingirem a sua maior eficiência e durabilidade.

 “A Hyundai é pioneira em tecnologia de hidrogênio há 25 anos e acreditamos firmemente que esta fonte de energia é um dos pilares fundamentais para alcançar uma sociedade sustentável e estamos muito satisfeitos por partilhar esta visão com o nosso parceiro Iveco”, disse Ken Ramirez, vice-presidente executivo e chefe do negócio global de veículos comerciais e hidrogênio da Hyundai.

“O E-WAY H2 movido a hidrogênio é um marco importante na nossa jornada de sustentabilidade é o resultado da nossa colaboração bem-sucedida com a Hyundai e mostra que, ao combinar os nossos pontos fortes, podemos promover um sistema de transporte de pessoas que seja amigo do meio ambiente, ajude a combater as alterações climáticas e crie um futuro mais saudável para gerações que estão por vir”, disse Domenico Nucera, presidente da unidade de negócios de ônibus da Iveco.

 O E-WAY H2 será produzido nas fábricas da Iveco em Annonay, França, e Foggia, Itália.