25 de abril de 2024

Olli, o miniônibus que conversa com os passageiros

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O veículo elétrico, que pode transportar até 12 pessoas, é equipado com algumas das mais avançadas tecnologias de veículos do mundo, incluindo o IBM Watson Internet de Coisas (IoT) e melhora a experiência do passageiro além de permitir a interação natural com o veículo.

O primeiro Olli, testado em National Harbor, Washington, Estados Unidos, foi capaz de interagir com os passageiros. O desenvolvimento da experiência do veículo em Olli é uma parceria entre a Local Motors e a AutoLAB da IBM Watson IoT, um motor de incubação específico da indústria para co-criação de aplicações de mobilidade cognitiva. A produção de Ollies adicionais está ocorrendo na sede da General Motors perto de Phoenix.

 

 

O Olli oferece uma solução de transporte inteligente, segura e sustentável que há muito se espera”, disse John Rogers Jr, CEO e co-fundador da Local Motors, empresa responsável pelo desenvolvimento do novo veículo. “Olli com Watson atua como a nossa entrada no mundo dos veículos autônomos, algo em que temos trabalhado com a nossa comunidade co-criativa. Estamos agora prontos para acelerar a adoção desta tecnologia e aplicá-la a quase todos os veículos em nosso portfólio atual e aqueles em um futuro muito próximo.

 

Olli é o primeiro veículo a utilizar a capacidade de computação cognitiva baseada na nuvem da IBM Watson IoT para analisar e aprender com grandes volumes de dados de transporte, produzidos por mais de 30 sensores embutidos em todo o veículo. Usando o processo de desenvolvimento de veículos abertos da Local Motors, os sensores serão adicionados e ajustados continuamente conforme as necessidades dos passageiros e as preferências locais forem identificadas. Além disso, a plataforma utiliza quatro API de desenvolvedores da Watson – Discurso para Texto, Classificador de Idioma Natural, Extração de Entidade e Texto para Discurso – para permitir interações contínuas entre o veículo e os passageiros.

O Olli tem capacidade para transportar até 12 pessoas

Os passageiros poderão interagir de forma conversacional com Olli enquanto viaja do ponto A ao ponto B, discutindo tópicos sobre como o veículo funciona, para onde estão indo e por que Olli está tomando decisões específicas de condução. Watson capacita Olli para entender e responder às perguntas dos passageiros ao entrar no veículo, incluindo sobre destinos (“Olli, você pode me levar para o centro da cidade?”) Ou funções específicas do veículo (“Como funciona esse recurso?”). Os passageiros também podem solicitar recomendações sobre destinos locais, como restaurantes populares ou locais históricos com base na análise de preferências pessoais. Estas interações com Olli são projetadas para criar experiências mais agradáveis, confortáveis, intuitivas e interativas para os passageiros enquanto viajam em veículos autônomos.

Já há interesse imediato em colocar Olli em vias públicas. O condado de Miami-Dade na Flórida está explorando um programa piloto em que diversos veículos autônomos seriam usados para transportar pessoas em torno de Miami.

 

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