Dubai terá viaturas autônomas na segurança pública

O-R3

Meses depois da cidade de Dubai anunciar os primeiros táxis voadores do mundo, as autoridades da segurança pública de Dubai lançaram esta semana outra inovação: viaturas autônomas que serão equipadas com software biométrico e câmeras 360° para pesquisar por criminosos procurados ou ??suspeitos por estarem quebrando leis, informou a polícia.

O veículo, batizado de O-R3, vem com seu próprio drone que pode ser lançado através de um compartimento localizado na traseira – ambos são monitorados e vinculados à sala de comando da polícia de Dubai.

O O-R3 foi construído pela Otsaw Digital, uma start-up baseada em Singapura. A empresa informa que Dubai será a primeira cidade no mundo a usar o O-R3 para patrulhas diárias, observando que o robô não se destina a substituir os policiais humanos, mas a “cumprir tarefas de execução de ordens de baixo nível”.

A Otsaw espera que o O-R3 comece a policiar Dubai no final de 2017.

O-R3 está equipado com inúmeros scanners a laser 3D e 2D, sensores ultra-sônicos, GPS e transmissores de dados de longo alcance.

Alimentado por algoritmos de aprendizado de máquina, O-R3 processa grandes quantidades de dados em alta velocidade, o que lhe permite uma compreensão aguda da cena para o desempenho de ações semelhantes a seres humanos, como a prevenção de obstáculos e a detecção de anomalia.

“Pode reconhecer pessoas em qualquer área e identificar objetos suspeitos e acompanhar suspeitos. Tem um drone e o policial precisa acessar o carro através da impressão digital. Ele será implantado em destinos turísticos em Dubai “, disse o brigadeiro Al Razooqi, diretor do Departamento de Serviços Inteligentes da Polícia de Dubai.

A introdução do O-R3 faz parte da iniciativa Smart Dubai que, entre outras metas, pretende ter 25% de sua força policial composta por robôs até 2030.

Táxi voador

Em abril, Dubai anunciou que pretende ser uma das primeiras cidades a estruturar um amplo programa de automatização do transporte público.

O início do programa virá com um drone autônomo e individual para o transporte de passageiros. O aparelho, construído pelo fabricante chinês de drones EHang, é uma espécie de quadricóptero, tem autonomia para percorrer trajetos de 50 quilômetros – ou meia hora a uma velocidade média de 60 km/h. O modelo é capaz de transportar uma carga de cerca de 117 quilos, suficiente para transportar uma pessoa e sua mala.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta