Nissan revela crossover conceito IMX, elétrico e autônomo

Nissan iMx

O Nissan IMx, carro-conceito 100% elétrico, com operação totalmente autônoma e autonomia de mais de 600 quilômetros, foi revelado hoje no estande da marca no Salão de Tóquio 2017. O veículo inovador fornece uma prévia futura da “Nissan Intelligent Mobility“, a abordagem da Nissan para mudar a forma como os carros são alimentados, conduzidos e integrados à sociedade. É projetado para fortalecer a conexão do carro com o motorista, como parceiro próximo e confiável que oferece uma condução mais segura, mais conveniente e mais agradável.

Ao oferecer um prazer sem precedentes em movimento e a capacidade de controlar o modo de condução do veículo, o Nissan IMx visa transformar a vida quotidiana dos motoristas.

“O crossover IMX zero emissão incorpora o futuro da ‘Nissan Intelligent Mobility'”, disse Daniele Schillaci, vice-presidente executivo de marketing e vendas globais, veículos zero emissão e negócios de baterias. “Por meio da ‘Nissan Intelligent Mobility’, a Nissan está empenhada em mudar a forma como as pessoas e os carros se comunicam, bem como a forma como os carros interagem com a sociedade no futuro próximo e além.”

No núcleo das características tecnológicas do IMx está uma versão futura do ProPILOT, sistema que oferece operação totalmente autônoma. Quando o modo ProPILOT é selecionado, o sistema recolhe o volante dentro do painel e reclina todos os assentos, dando ao condutor mais espaço e permitindo que os ocupantes do veículo relaxem e aproveitem sua viagem. Quando o modo de condução manual é selecionado, o veículo retorna o volante e os assentos na sua posição original, transferindo o controle ao motorista.

O Nissan IMx zero emissão adota a nova plataforma de veículos elétricos da Nissan que permite um piso completamente plano, resultando em uma cabine ampla e em uma dinâmica de condução aperfeiçoada

O IMx é impulsionado por dois motores elétricos de alta potência na frente e na traseira, dando-lhe alta capacidade de tração integral. Combinados, os propulsores produzem 320 kW de potência e surpreendente torque de 700 Nm, proveniente de uma bateria de alta capacidade que foi redesenhada e reprojetada para aumentar a densidade de energia. Esta nova bateria permite uma autonomia de mais de 600 quilômetros com uma única carga, de modo que os ocupantes podem desfrutar de uma viagem longa sem se preocuparem com a recarga.

Novas filosofias de design de um veículo elétrico para a era autônoma

Até agora os veículos foram projetados com uma clara diferenciação entre exterior e interior. O design exterior proporciona uma sensação de segurança do lado de fora, enquanto o design interior dá aos condutores um ambiente apropriado para se concentrarem na condução.

Essa diferenciação baseada em objetivos provavelmente mudará com a chegada de veículos totalmente autônomos. Os designers da Nissan procuraram redefinir o espaço interior do IMx para criar uma sensação de amplitude, mantendo o sentimento de privacidade.

Para conseguir isso, eles se esforçaram para projetar um espaço que liga o interior e o exterior do veículo. Eles também queriam transmitir as principais características dos veículos elétricos – silenciosos e suaves com uma sensação de claridade. Eles se inspiraram nos conceitos japoneses de ma, um senso de espaço e tempo, e wa (harmonia), expressando a convivência de dois conceitos aparentemente contraditórios: “quietude” e “movimento”.

O design do IMx transmite seus atributos de veículos elétricos limpos e esportivos, incorporando características de design de assinatura da Nissan. A partir da grade familiar “V-motion”, a linha de características reconhecíveis da marca aumenta e flui para o capô e traseira. As superfícies amplas dos para-lamas frontais começam de forma distinta a partir da grade e se expandem perfeitamente nas laterais da carroceria, criando uma sensação de camadas.

A cor vermelha de tom forte, contrastando vividamente com a carroceria de cor branca perolizada, é inspirada em uramasari, que descreve a beleza e a extravagância encontradas nos quimonos japoneses tradicionais.

O interior do veículo do conceito IMx adere ao conceito básico de espaço que pode ser encontrado em uma casa japonesa tradicional, sugerindo uma sensação de amplitude.

O painel de instrumentos OLED panorâmico exibe uma visão do ambiente externo em segundo plano. Um visor na cor de madeira, com padrão granulado, colocado abaixo do painel de instrumentos e envolvendo as guarnições interiores da porta, dá aos ocupantes um sentido sutil do lado de fora, semelhante a um shoji, uma tela de papel japonesa tradicional.

O padrão diagonal de katanagare nos bancos foi gravado delicadamente com um cortador a laser. O apoio da cabeça – padronizado como kumiki, um quebra-cabeça japonês de madeira interligado – é feito com o uso de materiais de silício para amortecimento e teve o desenho criado em uma impressora 3D.

A inteligência artificial permite ao motorista controlar o painel de instrumentos com movimentos oculares e gestos de mão. Esta interface intuitiva resulta em menos controles e botões físicos, tornando a cabine do IMx simples, mas altamente eficiente e aumentando seu supremo conforto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta