Apple mira muito além do veículo autônomo

veículo Apple autônomo

Depois de anos trabalhando em segredo em seu projeto de carro, o CEO da Apple, Tim Cook, estabeleceu pela primeira vez exatamente o que a empresa quer no setor automotivo: está se concentrando na tecnologia de veículos autônomos.

“Estamos nos concentrando em sistemas autônomos”, disse Cook em uma entrevista à Bloomberg Television. “É uma tecnologia básica que consideramos muito importante”.

E, ao contrário do projeto inicial, o Titan, quando a fabricante do iPhone estava tentando construir o seu próprio veículo, o foco da empresa agora parece ser um gigantesco mercado que envolve cerca de US$ 5 bilhões: o setor de transporte e mobilidade como um todo.

A Apple está investindo em tecnologia de sensores, condução autônoma e até em mapeamento e geolocalização.

Rumores apontam para um possível centro de pesquisa e desenvolvimento criado pela Apple em Berlim, sede da Here, o sistema de geolocalização da Nokia, adquirido recentemente por um consórcio formado pela Audi, BMW e Daimler.

Este laboratório, segundo a imprensa local, já emprega de 15 a 20 profissionais “top” da indústria automobilística alemã, com experiência em engenharia, software, hardware e vendas, alguns vindos da própria Here.

O que está em desenvolvimento poderá efetivamente ser uma interface, não apenas controlando a condução autônoma, mas todo o ambiente dentro do veículo. A Apple não precisa criar um carro em si, ou mesmo os componentes internos, mas criar uma plataforma, ou um sistema operativo dedicado, que controlará tudo.

 

Tim Cook, CEO da Apple

“Há uma grande interrupção acontecendo ali”, disse Cook na entrevista, citando tecnologia de veículos autônomos, veículos elétricos e serviços de transporte sob demanda. “Você tem três vetores de mudança ocorrendo no mesmo período”.

A Apple investiu US$ 1 bilhão no ano passado na Didi Chuxing, o maior serviço de transporte urbano por aplicativo chinês. O anúncio ocorreu logo que o Projeto Titan mudou seu plano inicial em favor da construção de um sistema de condução autônoma.

Na entrevista à Bloomberg Television, Cook hesitou em divulgar se a Apple acabará por fabricar seu próprio carro. “Nós veremos onde isso nos leva”, disse Cook. “Não estamos realmente dizendo, do ponto de vista do produto, o que faremos”.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta