Num passado não muito distante, dizia-se que o Brasil era um teste de fogo para que um executivo da indústria automobilística pudesse assumir algum posto de destaque mundial em suas corporações.
Inflação descontrolada, carga tributária complexa e o mercado de altos e baixos desafiavam a habilidade de qualquer administrador, fosse ele estrangeiro ou nativo. Depois de triunfar por aqui, o executivo estava apto a comandar qualquer negócio globo afora.
Muitas dessas condições atípicas do mercado brasileiro ainda persistem, embora o país esteja muito mais maduro em relação ao período dos 1980-1990. A derradeira crise que estamos superando foi mais um grande “teste pra cardíaco”.
Pois bem, executivo que realizou trabalho excepcional no Brasil, Roger Alm acaba de ser anunciado como o chefão mundial da Volvo Trucks, Por aqui, Alm, baseado em Curitiba (PR) impulsionou os negócios, levando a Volvo a novo patamar no subcontinente tanto em ônibus quanto em caminhões.
Alm será o novo presidente da Volvo Trucks para todos os mercados mundiais, a partir de janeiro de 2019. Ele substituirá Claes Nilsson, que se aposenta no final deste ano.
Nascido em 1962, Roger Alm ocupa atualmente o cargo de presidente da Volvo Trucks na Europa.
O executivo iniciou sua carreira na marca em 1989 e já ocupou diversas posições de liderança na companhia. Entre 2009 e 2014 presidiu as operações do Grupo Volvo na América Latina, à frente dos negócios de caminhões da marca em mercados estratégicos como Brasil, Chile, Peru e Argentina.
Em sua nova posição Roger Alm comandará todos os negócios de caminhões da marca Volvo, em mais de 130 países. Em 2017, a Volvo Trucks entregou mais de 112 mil caminhões semipesados e pesados no mundo.
Roger Alm fará parte da diretoria executiva global do Grupo Volvo, reportando-se diretamente ao CEO Martin Lundstedt.
Novo comando na Volkswagen Argentina
Já o Grupo Volkswagen Argentina anuncia Thomas Zahn como seu novo presidente e CEO a partir de janeiro de 2019.
O alemão Thomas Zahn é graduado em engenharia de negócios e entrou na Volkswagen em 1997 ocupando funções centrais na área de vendas da empresa em Wolfsburg. Foi responsável por vendas tanto na FAW-Volkswagen, em Changchun, como na SAIC, em Xangai.
Nos últimos seis anos, foi responsável pelos negócios da marca Volkswagen na Alemanha como Chefe de Vendas e Marketing no país, e recentemente concluiu com êxito os contratos com os concessionários da Volkswagen na Alemanha.
“Tenho plena confiança de que Thomas, que tem grande experiência em outros mercados, continuará trabalhando a estratégia do Grupo Volkswagen e fortalecerá a posição da Volkswagen no país. Ele também terá uma tarefa desafiadora, assegurando a implementação do plano de investimentos anunciado”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
Faça um comentário