2 de maio de 2024

Movida e Uber lançam Tuk-Tuks elétricos em Vitória

Tuk-Tuk em Vitória

À partir desta quarta-feira (29/01) os moradores e turistas de Vitória, capital do Espírito Santos, ganharam mais uma opção para seus deslocamentos na cidade capixaba.

Fruto de uma parceria entre a locadora de veículos Movida e o aplicativo Uber, começaram a circular na cidade os Tuk-Tuks, triciclos motorizados – muito populares na Índia e outros países da Ásia.

Os veículos foram trazidos para o Brasil pela Movida que os disponibiliza para aluguel aos motoristas interessados em dirigir na plataforma da Uber. Totalmente elétricos, os Tuk-Tuks têm capacidade para transportar até dois passageiros por viagem.

tuk-tuks elétricos de Vtória

Para o motorista interessado em dirigir na plataforma da Uber com um Tuk-Tuk, basta ir até uma loja da Movida em Vitória e fazer a solicitação. É necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A ou AB. Depois da análise dos documentos, a aprovação sai em menos de 24 horas.

“Decidimos trazer as viagens de Tuk-Tuks para a orla de Vitória neste início de ano, quando a região fica mais movimentada. Se locomover de Tuk será mais barato do que viajar de carro e vai trazer uma experiência diferente, inédita para os brasileiros. O nosso objetivo é oferecer mais opções na nossa plataforma para que as pessoas escolham nesse momento se querem viajar de carro ou de Tuk-Tuk”, afirma Silvia Penna, gerente de operações da Uber no Brasil.

Para pedir uma viagem com o Tuk não é necessário baixar nenhum outro aplicativo, basta usar a mesma conta Uber, já utilizada para solicitar viagens de carro, e garantir que o aplicativo esteja atualizado. Para novos usuários, é necessário baixar o aplicativo da Uber e se cadastrar na plataforma. Assim como nas viagens de UberX, os usuários poderão optar se querem pagar pelas viagens direto pelo aplicativo ou com dinheiro.

Degustação

A Movida criou um mecanismo de degustação para incentivar o motorista a começar a dirigir o Tuk-Tuk. O valor do aluguel dos três primeiros dias será cortesia e, se o motorista desistir do aluguel até o início do quarto de dia e devolver o veículo na loja, não terá qualquer cobrança.

“A locação de veículos é um dos agentes transformadores da mobilidade urbana atual, pois permite que o consumidor possa ter mais opções de transporte. Por isso, acreditamos e buscamos desenvolver soluções de locomoção para o consumidor, testando novos modais, como é o caso do aluguel de trikkes e bicicletas elétricas no Rio de Janeiro e em São Paulo. No caso do Tuk Tuk de Vitória, ainda é uma fonte de renda para quem quer trabalhar no setor. O início desta nova operação é fruto de uma parceria de sucesso com a Uber no aluguel de carros”, comenta Maria Yamamoto Baldin, diretora de Novos Negócios da Movida.

A estreia da modalidade Tuk no Brasil também é mais uma etapa da estratégia da Uber em promover produtos diferentes e reunir, em um único aplicativo, novos meios de mobilidade, oferecendo cada vez mais opções para a população.

No fim de 2019, a Uber lançou a integração com o transporte público na região metropolitana de São Paulo e passou a exibir informações sobre linhas de ônibus, metrô e trens direto no aplicativo. Já em Santos, no litoral paulista, a empresa lançou o serviço de patinetes elétricos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*