Moove e Fatec desenvolvem robô para movimentação de carga em armazéns

moove

A Moove e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba, começaram uma parceria para desenvolver um protótipo de robô para ser utilizado nas movimentações de carga dentro dos armazéns. O objetivo é desenvolver um novo modelo de AVG (automated guided vehicle), ou veículo guiado automatizado, em tradução livre, de baixo custo, uma vez que as tecnologias disponíveis no mercado são extremamente caras. O protótipo já está em fases de testes.

Todo o projeto será desenvolvido pela equipe da Fatec por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Tecnológicas em Automação e Robótica (NEPTAR) de Sorocaba: dimensões, tipo de materiais, programação e inteligência serão criação da equipe da faculdade. Já a Moove, por sua vez, assume todos os custos, além de disponibilizar quatro vagas de estágio para os membros da equipe. A construção do protótipo já está ocorrendo nas dependências da faculdade, em Sorocaba.

Guilherme Juliani, CEO da Moove

De acordo com Guilherme Juliani, CEO da Moove, o protótipo é uma das saídas encontradas para reduzir os altos gastos operacionais no setor logístico. “Temos o investimento em novas tecnologias dentro do DNA da empresa e é a automatização de processos é um caminho sem volta. Há uma necessidade de que o transporte de cargas dentro das docas seja cada vez mais ágil. Acontece que existem gastos que são simplesmente impensáveis, e um exemplo são os AGVs disponíveis no mercado. Por isso, decidimos construir o nosso”, afirma.

“Não basta termos um novo robô dentro da empresa, não é isso que buscamos. O que precisamos criar é um novo modelo de funcionamento deste robô, que permita uma construção barata, com manutenção barata, que dê mais eficiência na operação e que permita que nós ampliemos as operações”, acrescenta o executivo.

Juliani pontua ainda que a parceria é bastante positiva não só pela possibilidade de obter um equipamento de alta tecnologia para ajudar a empresa, como também para a preparação de alunos sendo para o mercado de trabalho em alto nível. “A Fatec é vanguarda em formação de profissionais de excelência, mas que precisam de oportunidades para colocar o seu conhecimento em prática, adaptados às necessidades do cotidiano de uma grande empresa. Essa parceria também é um passo da Moove no sentido de formação de profissionais”, finaliza.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta