Mobilidade, tempo e pessoas no WTM18

wtm18

Com o intuito de desenvolver e analisar iniciativas e tendências que contribuam para a melhoria da mobilidade corporativa, começou nesta segunda-feira(29/10) e vai até o dia 31 de outubro no WTC Events, em São Paulo, o Welcome Tomorrow Mobility Conference 2018 (WTM18),considerado um dos maiores eventos de mobilidade do mundo.

O principal foco da conferência, que conta com mais de 100 palestrantes brasileiros e internacionais, é a desconstrução do conceito da mobilidade focada em modais. Na visão de Flávio Tavares, diretor de marketing da Golsat e PARAR Leader, a mobilidade só pode ser compreendida como uma forma das pessoas serem donas de seu próprio tempo, algo que vai além da discussão de modais.

Segundo Ricardo Imperatriz, CEO da Golsat, a maior parte dos deslocamentos nos grandes centros urbanos está relacionada a motivos de trabalho, e as formas e atitudes de como estes deslocamentos acontecem tem enorme influência no dia-a-dia das cidades. “As decisões empresariais transformam o que acontece nas avenidas, nos estacionamentos, no lazer e finalmente, no tempo das pessoas, impactando diretamente na qualidade de vida”, conclui.

Com transmissão em tempo real para mais de 30 países, com tradução simultânea em inglês, espanhol e mandarim, a expectativa dos organizadores é reunir mais de 300 mil pessoas online.

Além das palestras, painéis e debates sobre tecnologia, smart cities, o futuro do trabalho, liderança e mobilidade segura e inteligente, o WTC conta com os espaços paralelos de conteúdo e experiências Arena do Futuro, Space Content, Tomorrow Is Now e Mobility for all.

Na Arena do Futuro, uma cidade cinematográfica é projetada para que os visitantes tenham uma experiência 360, com ruas, praças, placas, sinalizações e outdoors inspirados em Manhattan a cidade vai integrar mais de 100 empresas e startups. Nela, será possível que o público experimente serviços e produtos, além de assistir a speeches e talk-shows e momentos de descontração com apresentações musicais e happy hour.

Também está no evento o Iara Intelligent Autonomous Robotic Automobile – o primeiro carro 100% autônomo fabricado no Brasil. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da UFES, Universidade Federal do Espírito Santo, e é o primeiro no país a andar por vias urbanas e em rodovias sem intervenção humana. O veículo estará nos três dias de evento e o público poderá conhecê-lo e interagir com o Iara.

Cápsula de Transporte

WTM18, Hyperloop

Outra novidade é a cápsula flutuante de transporte da Hyperloop TT. O projeto consiste em transportar pessoas e produtos em cápsulas que se locomovem dentro de tubos. A movimentação é feita por levitação eletromagnética e pode chegar a uma velocidade de 1.200 quilômetros por hora. A ideia, inicialmente criada por Elon Musk, foi desenvolvida por Bibop Gresta, CEO global da Hyperloop TT, que instalou recentemente um centro de inovação em Contagem, Minas Gerais (veja matéria).

O Centro Global de Inovação em Logística da HyperloopTT, inaugurado em abril deste ano, em uma área de 22 mil metros quadrados, abrigará pesquisas para desenvolver novas soluções de mobilidade para indústrias brasileiras e globais. Ligado ao centro, funcionará a Hyperloop Academy, programa que visa apoiar e treinar as mentes envolvidas no projeto e as parcerias com universidades, startups e outras organizações.

Estacionamentos automatizados, ponto de recarga para carros elétricos, embarque e desembarque de carros de transporte de aplicativos, guarda para veículos autônomos são apenas algumas das novas funções que o estacionamento do futuro terá. Essas novidades serão apresentadas no espaço “Tomorrow is now”.

Welcome Tomorrow Mobility Conference 2018
de 29 a 31 de outubro de 2018
wtmconference.com.br

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta