MetrôRio implanta pagamento por tecnologia de aproximação

MetrôRio implanta pagamento com tecnologia NFC

O MetrôRio, operador do metrô do Rio de Janeiro, começou a aceitar o pagamento de passagens através de celular, cartão de crédito, pulseira e relógio com a tecnologia NFC (Near Field Communication), por aproximação dos dispositivos nos leitores das catracas.

De acordo com o MetrôRio, com essa nova forma de pagamento, o passageiro não vai mais precisar comprar ou recarregar um bilhete específico do metrô. Basta ir a um dos validadores sinalizados com o uso da nova tecnologia e aproximar o cartão de crédito pessoal ou o dispositivo móvel com a tecnologia NFC. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura, sem custo adicional ou taxas, ao final de cada dia de uso.

Inicialmente, somente os cartões de crédito da Visa estarão habilitados para utilização. Os clientes também podem usar seu cartão Visa digital como Apple Pay e Samsung Pay para conseguirem realizar o pagamento por aproximação.

O MetrôRio é a primeira operadora no mundo a usar a nova solução global Visa Secure Access Module (SAM), que permite a aceitação de qualquer cartão, celular ou dispositivo com a tecnologia de pagamento por aproximação, sem a necessidade de trocar sua atual infraestrutura de validadores. Esta solução, em teste desde o ano passado, foi desenvolvida em parceria com Planeta Informática, Ingenico Group e Digicon. A Cielo é a adquirente parceira na implementação do projeto nas catracas do metrô do Rio de Janeiro.

“No MetrôRio, nosso objetivo é inovar para facilitar a vida de nossos clientes. Queremos oferecer conveniência e praticidade. A aceitação de pagamento por aproximação, permitindo o ingresso no sistema com o uso do cartão de crédito ou celular do próprio cliente, é mais um passo fundamental nessa direção, pois elimina filas e torna a viagem mais rápida e simples. Acreditamos que a mobilidade urbana deve ser cada vez mais integrada e de fácil utilização. Estamos empolgados em oferecer essa inovação de forma pioneira para os cariocas e turistas que visitam a nossa cidade”, ressalta o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.

Os pagamentos por aproximação estão substituindo, principalmente, o dinheiro. Desde o final do ano passado, o número de pagamentos por aproximação em todo o país chega a mais de 1 milhão de transações por mês. Já no Rio de Janeiro, o crescimento registrou uma alta de 2000% em um ano, segundo levantamento da Visa.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta