Meritor anuncia novo diretor-geral para a América do Sul

Adalberto Momi

A Meritor, fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais na América do Sul, apresentou Adalberto Momi como novo diretor-geral da empresa, em substituição a Silvio Barros, que se aposenta após uma trajetória de 18 anos na companhia.

Alguns dos principais desafios do executivo à frente do cargo será dar continuidade à expansão e modernização dos negócios e manter a liderança e credibilidade da Meritor no setor de pesados. “Prosseguiremos com as estratégias utilizadas pelo meu antecessor, Silvio Barros, que posicionaram a empresa em um alto patamar de competitividade e qualidade nestas duas últimas décadas”, declarou Adalberto Momi.

O executivo, que acumula 40 anos de trajetória na Meritor dedicados principalmente nas áreas de finanças e operação, chega ao posto em um momento em que a empresa enxerga sinais de recuperação no setor de veículos pesados, para fornecimento de equipamentos originais. A companhia acaba de contabilizar o melhor mês de maio em volume de produção de eixos dos dois últimos anos e prevê crescimento na produção de caminhões já em 2017.

De acordo com Adalberto, alguns sinais de recuperação da macroeconomia, como a criação de novos postos de trabalhos, além das reformas da previdência e trabalhista, que estão em pauta no Congresso, contribuem para esta perspectiva. Aliado a estes indicadores, há também as concessões de aeroportos, a safra agrícola ? que deverá chegar a mais de 230 milhões de toneladas de grãos, maior fluxo de veículos pesados pelas estradas pedagiadas, estoques reduzidos das montadoras e uma frota de caminhões Euro III, vendidos em 2011, durante o período recorde de vendas no país, que já apresentam oportunidade de renovação.

“Estes fatores demonstram que estamos diante de uma tímida retomada do mercado interno de caminhões ainda neste ano e aumento mais sustentável das vendas a partir de 2019. Acreditamos que o volume de vendas irá crescer e apresentar patamares bastante superiores frente aos últimos dois anos” disse Momi. O executivo acrescentou que a crise econômica gerou uma demanda reprimida de compra, o que também deverá favorecer a retomada. “Há alguns gargalos que ainda são preocupantes, como a instabilidade política, dólar instável, frota inativa nos pátios das transportadoras e a dificuldade da reação da cadeia produtiva para o aumento da produção. Contudo, as chances de retomada são grandes”, explicou.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pela indústria nos últimos três anos, a Meritor não deixou de investir em produtividade e eficiência. Prova disso são os cerca de US$ 15 milhões injetados em modernização de processos produtivos na unidade industrial de Osasco (SP), que incluiu a aquisição de robôs.

Para se manter competitiva em um cenário de retomada, a líder em fornecimento de eixos continuará com a busca pela maior competitividade, visando sempre o aumento da produtividade, com a inserção de novas tecnologias, utilização de plataformas globais e custos mais competitivos.

Nos últimos anos, a Meritor apostou em importantes pilares para se fortalecer, mesmo diante de crises econômicas, que impactaram diretamente no desempenho do mercado de pesados. A empresa teve como metas a expansão dos negócios com o fornecimento para novas marcas, constantes investimentos para modernização da linha de produção, priorizando a qualidade, e política de preços competitivos.

A empresa destacou-se no desenvolvimento de novas tecnologias, como a fabricação de eixos com solda a laser 17X e 18X – que aumenta a capacidade de carga trativa –, a nacionalização de componentes com considerável redução de peso, desenvolvimento de eixo com duas velocidades (específico para o mercado brasileiro), e a tecnologia Logix Drive, que funciona de forma eletrônica junto aos eixos, controlando o nível de óleo do diferencial conforme o torque exigido.

Seu mais recente lançamento foi o eixo inteligente, que pode ser aplicado em qualquer configuração de caminhões traçados. Trata-se do eixo Detachable Tandem, que possibilita o desengate de um dos eixos trativos na configuração tandem (6×4) e que, por consequência, permite que esse eixo trativo seja levantado sempre que o veículo estiver descarregado (configuração 4×2). Entre as vantagens estão a redução do consumo de combustível em até 4%, se comparado à utilização do veículo com os dois eixos no solo, e a  melhoria da dirigibilidade, pela flexibilidade de transformá-lo para a configuração com um eixo trativo somente. Outro benefício é a redução do desgaste dos pneus, já que ao suspender o eixo, elimina-se o atrito com o solo.  “Já estamos em negociação com duas montadoras”, contou Adalberto Momi.

A Meritor também está confiante no mercado de reposição. Nos últimos anos, o aftermarket vem apresentando crescimento e passou a representar 10% dos negócios no Brasil e a expectativa para 2017 é que chegue a 15%. Para este segmento, a empresa vem se dedicando ao lançamento de novos produtos e soluções. Recentemente apresentou sua linha de óleos destinada à lubrificação de eixos diferenciais e a plataforma de cursos gratuitos à distância, a Universidade Meritor.

Previsto para o segundo semestre, a Meritor deve entrar em um novo projeto, o de postos autorizados. Serão oficinas credenciadas com alto padrão de qualidade focados na manutenção de diferencial e eixos trativos.

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