A Mercedes-Benz realizou a venda de 524 caminhões para operações fora de estrada na Raízen, principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil e maior exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional. Desse total, 286 unidades são do modelo Atego 2730 6×4 e foram vendidas à Borgato, uma das maiores locadoras de equipamentos pesados do país, para uso em serviços de apoio à produção de cana-de-açúcar. As entregas do Atego começaram em abril e vão até setembro. Além disso, 238 caminhões extrapesados Axor 3344S 6×4 já estão em operação e foram adquiridos por um pool de empresas que realizam o transporte de cana-de-açúcar para a Raízen.
“Esse expressivo volume de venda é resultado do ótimo relacionamento que mantemos com a Raízen, para quem, neste caso, desenvolvemos e aprimoramos soluções focadas no transporte canavieiro”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing & Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A opção por caminhões da nossa marca mostra que esse trabalho está dando ótimos frutos. Além disso, a venda de um grande volume de caminhões é mais um sinal da força do agronegócio e do seu papel essencial na retomada do crescimento econômico do país.”
Gestão de frota focada na logística e transporte
A Raízen adotou um modelo de terceirização da prestação de serviços de transporte em suas operações, tanto para a produção de cana-de-açúcar, quanto para atividades de apoio no campo. A empresa, no entanto, é quem cuida da gestão da logística e transporte. É quem define os modelos de caminhões adequados às suas necessidades, realiza comparativos e testes e ainda estabelece os procedimentos de operação dos veículos no dia a dia. Também atua na negociação comercial dos caminhões, definindo as condições de aquisição que serão praticadas pelos transportadores ou locadores contratados.
Esse modelo de gestão permite maior foco na atividade de transporte e logística e não na propriedade dos veículos. No entanto, é a Raízen quem define todas as condições e exigências, entre elas a renovação constante de frota.
Suporte de peças e serviços pesou a favor da Mercedes-Benz
O abrangente portfólio de peças e serviços oferecido pela Mercedes-Benz, bem como o atendimento especializado oferecido pelos concessionários, pesaram a favor da marca na escolha dos caminhões Axor e Atego para o transporte de cana-de-açúcar e a prestação de serviços no campo.
A Raízen indicou a contratação do Plano de Manutenção “Complete”, o mais abrangente da marca, para todos os 238 caminhões Axor, que rodam 24 horas por dia, 7 dias da semana, pelo menos durante 9 meses por ano, conforme as safras. Ou seja, o caminhão não pode parar ou, se for o caso, parar o mínimo necessário para reparos ou revisão.
Todos os caminhões Axor também contam com os serviços do sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard da Mercedes-Benz. Isso permite uma melhor gestão dos veículos e dos motoristas. Com o monitoramento online, a Raízen pode acompanhar o desempenho do veículo, o consumo e o comportamento do motorista de forma instantânea. Anteriormente, precisava aguardar os relatórios que, às vezes, chegavam dias depois da operação. O cliente ganha tempo e otimiza as análises, com potencial de redução de consumo, informa a montadora.
A Raízen também considerou como fatores decisivos em favor da marca o atendimento e a assistência técnica oferecidos pelos concessionários. Além de horário flexível em suas oficinas, alguns concessionários montam oficina em unidades da própria Raízen ou utilizam oficinas-volantes, sempre com o objetivo de atender o cliente com rapidez e qualidade.
Os 286 caminhões Atego 2730 6×4 adquiridos para operação na Raízen são da versão plataforma (o modelo também é oferecido ao mercado nas versões basculante e betoneira). A fim de atender a demandas específicas das atividades de apoio no campo, os caminhões receberam tomada de força e escapamento vertical. Os veículos serão utilizados, por exemplo, para transporte de produtos e materiais até as áreas de produção de cana-de-açúcar, bem como para operação como munck, reboque, bombeiro, carro-pipa e outros implementos.
Disponível nas versões cavalo mecânico, plataforma e basculante, o Axor 3344S 6×4 off-road é especialmente indicado para os setores canavieiro, madeireiro, mineração e grandes obras de infraestrutura e construção civil, bem como para operações logísticas. Como resultado do conceito Econfort da Mercedes-Benz – filosofia de desenvolvimento que trouxe novo padrão de economia, conforto, força e desempenho para o transporte de cargas – toda a linha Axor off-road passou a contar com o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift e com bancos mais modernos e confortáveis, assegurando um alto padrão de conforto para o motorista.
Liderança nas vendas de caminhões extrapesados off-road
A Mercedes-Benz lidera, de maneira expressiva, as vendas de caminhões extrapesados off-road no Brasil. No volume acumulado de janeiro a abril deste ano, foram emplacadas 888 unidades, o que significa 66,4% de participação de mercado.
“O excelente desempenho de vendas no segmento off-road traz impacto positivo para a marca na categoria de extrapesados como um todo”, diz Roberto Leoncini. “Nesse mesmo período, foram emplacadas 1.343 unidades, com 26,1% de market share, apenas 0,5% em relação ao primeiro colocado.”
No primeiro quadrimestre do ano, a Mercedes-Benz novamente reafirmou sua liderança nas vendas de caminhões no Brasil, considerando todos os segmentos. Com 3.618 unidades emplacadas entre janeiro e abril, a marca obteve 29,8% de participação (segmento acima de 6 toneladas), o que significa 3,9% a mais em relação ao segundo colocado.
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