29 de março de 2024

Mercedes-Benz fornecerá 1.500 vans elétricas para entregas urbanas na Alemanha

A Mercedes-Benz e a Hermes, uma das empresas líderes do setor de logística de distribuição urbana na Alemanha, firmaram acordo para substituir veículos da frota atual da transportadora por modelos elétricos. Os veículos equipados com bateria serão utilizados num projeto piloto, com início previsto para 2018, em operações reais de distribuição da Hermes nas cidades alemãs de Hamburgo e Stuttgart.

Até 2020, a transportadora pretende contar com 1.500 comerciais leves elétricos da Mercedes-Benz, dos modelos Vito e Sprinter, para uso em áreas urbanas, visando aumentar a economia operacional, a sustentabilidade e mais praticidade da logística de entrega.

“A tecnologia de propulsão elétrica será decisiva para o transporte urbano, especialmente no uso comercial. Como exemplo, as entregas devem se tornar mais eficientes e sem emissões. No ano passado, anunciamos que colocaríamos uma van elétrica em série novamente. A primeira foi em 2011”, afirma Volker Mornhinweg, chefe mundial da Mercedes-Benz Vans.

 

O executivo comenta também sobre o primeiro cliente para essas vans elétricas. “Estamos orgulhosos por poder anunciar que a Hermes Alemanha será o nosso primeiro cliente com um número tão significativo de veículos. Essa empresa necessita de vans elétricas de médio e de grande porte para suas operações de logística. Dessa forma, nós da Mercedes-Benz podemos oferecer produtos que atendam às necessidades dos clientes com alta qualidade, confiabilidade, conforto e segurança, no alto padrão da marca reconhecido pelo mercado mundial”.

Segundo Frank Rausch, CEO da Hermes Alemanha, a parceria com a Mercedes-Benz é um marco no progresso da proteção do clima e do meio ambiente com a mobilidade elétrica. “Com as vans elétricas da Mercedes-Benz, iniciamos o processo de renovação da frota de maneira sustentável, utilizando-a em operações de entregas urbanas”, diz.

Devido ao crescimento das vendas de produtos pela internet, as empresas de logística estabeleceram como meta melhorar a eficiência, produtividade e sustentabilidade nas entregas das encomendas, além de elevar a qualidade dos serviços junto aos clientes.

Até 2025, a Hermes planeja executar as entregas nos centros das principais cidades alemãs totalmente sem emissões. Somente eletricidade, a partir de fontes 100% regenerativas, será utilizada para a recarga das baterias de propulsão dos veículos. A energia será gerada sem impacto algum ao clima e em conformidade com o selo verde de eletricidade “Grüner Storm”, emitido por associações ambientais.

Novos conceitos sobre a entrega e a eficiência econômica dos veículos elétricos deverão ser adotados para a integração das vans elétricas nos processos operacionais já existentes, incluindo a infraestrutura necessária para recarregar as baterias. Com a utilização dos comerciais leves elétricos da Mercedes-Benz, silenciosos e livres de emissões, a parceria entre as duas empresas alemãs deseja influenciar o mercado, visando à otimização do transporte urbano de mercadorias.

 

Sistemas conectados e soluções inteligentes

Outro importante ponto para a melhoria da eficiência das entregas, refere-se ao desenvolvimento de sistemas inteligentes que equipam as vans. Com a parceria, a Mercedes-Benz Vans também implementará serviços conectados, como os que otimizem o planejamento das rotas de entrega com informações sobre a autonomia da bateria.

A Daimler e a Hermes possuem uma parceria de mais de 40 anos, baseada em veículos convencionais e na pesquisa e desenvolvimento de sistemas de propulsão alternativos, como na década de 90, com testes da primeira van do mercado movida a hidrogênio. Em 2001, a Hermes testou uma Sprinter com tecnologia de célula de hidrogênio em suas operações. Em 2011, a empresa de logística utilizou o Vito E-Cell, o primeiro modelo elétrico da Mercedes-Benz Vans produzido em série.

Com essa parceria, a Mercedes-Benz Vans está dando mais um importante passo rumo à implementação da iniciativa estratégica para o futuro, adVANce, apresentada no ano passado. Como decorrência, a marca passa de uma fabricante de veículos para uma fornecedora de soluções em sistemas totalmente customizados.

A Mercedes-Benz Vans está focada em quatro áreas nas quais investirá cerca de 500 milhões de euros até 2020. São elas: a integração de várias soluções de conectividade em comerciais leves (digital@vans), soluções inovadoras de hardware para o setor de vans (solutions@vans), novos conceitos de mobilidade do transporte atendendo às necessidades das pessoas e de bens (mobility@vans) e sistemas customizados de propulsão elétrica para aplicações específicas (eDriver@vans). De forma estratégica, está fornecendo para sua parceira Hermes Alemanha os conhecimentos especializados em todas as quatro áreas do adVANce.

 

Mercedes-Benz Vans

A Mercedes-Benz Vans é fornecedora de uma gama completa de veículos comerciais leves e serviços relacionados, baseada na estratégia “A Mercedes-Benz Vans se globaliza”. O portfólio de produtos oferecidos no mundo todo pela marca conta com o modelo de grande porte Sprinter, o modelo de médio porte Vito e a Citan (disponível no mercado europeu), vans indicadas para o transporte urbano de carga. No segmento de transporte de pessoas, a Mercedes-Benz oferece a Sprinter, o Vito, o Classe V e as vans de passeio Marco Polo.

A marca conta com nove unidades industriais no mundo que fabricam os comerciais leves Mercedes-Benz, como as plantas da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Argentina (que produz os comerciais leves para o mercado brasileiro), China (joint-venture Fujian Benz Automotive Co., Ltd.), França (parceria estratégica com a Renault-Nissan) e Rússia (parceria com GAZ e YaMZ).

A Hermes Alemanha, sediada em Hamburgo, é uma das líderes em serviços de logística e parceira de lojas virtuais e varejistas no país e no exterior. O foco da empresa são as entregas de encomendas nacionais e internacionais. Pertencente ao Grupo Otto, a companhia conta com doze empresas de atuação internacional, sendo uma delas a unidade alemã.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*