Mercedes-Benz: ações rápidas e certeiras em caminhões

Na dianteira em número de vendas nos cinco primeiros meses deste ano, a Mercedes-Benz vem dando mostras que vai fazer de tudo para manter a liderança, firmando posição muito importante em um momento de queda acentuada do mercado para caminhões e ônibus em que os operadores do transporte valorizam todo o potencial de uma marca tradicional.

A estratégia usada pela dupla Philipp Schiemer (presidente da companhia) e Roberto Leoncini (uma espécie de diretor-geral e o braço esquerdo e direito da presidência), de ouvir o que as “estradas falam”, vem dando mais que certo, ao produzir resultados que a Mercedes-Benz há muito esperava desde os seus tempos áureos, quando chegou a ter inimagináveis 60% do mercado nacional de caminhões.

Vindo da Scania, Leoncini se caracteriza por apresentar respostas rápidas ao mercado, que luta pela sobrevivência em um dos piores, senão o mais drástico, momento da indústria de caminhões no Brasil. Pois bem, neste início de semana, a montadora anuncia mais uma novidade ao pressentir uma reação no segmento de caminhões pesados extrapesados, que, em 2017, vem apresentando menor em relação aos demais.

Trata-se da iniciativa de lançar pacotes de serviços com preço fixo para caminhões extrapesados Actros e Axor, garantindo maior previsibilidade de custos ao transportador com a manutenção. O serviço envolve peças e mão de obra especializada em concessionárias da Mercedes-Benz que participam da promoção em várias regiões do Brasil.

“O preço fixo vale para todo o territorial nacional, onde o cliente estiver e precisar”, diz Silvio Renan, diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Com isso, o transportador ganha previsibilidade de custos, podendo programar a manutenção, inclusive, ao longo de uma rota.”

Segundo o executivo, neste primeiro momento, estão sendo oferecidos diversos pacotes, entre revisão e manutenção, para caminhões Actros e Axor rodoviários, com preços válidos até 31 de dezembro de 2017. “Em breve, teremos pacotes para outros veículos da marca, assegurando aos clientes mais opções de manutenção”.

Os pacotes com preços fixos da Mercedes-Benz proporcionam mais vantagens aos clientes, como peças genuínas e mão de obra especializada com 12 meses de garantia e opção de parcelamento em até três vezes sem juros.

A empresa criou um site específico para essa ação comercial, o “Vantagens de Verdade” . Entre as ofertas já disponíveis incluem-se os preços fixos para trocas de filtros e óleo do motor, embreagem, lonas e pastilhas de freio, turbina, amortecedor e outros. O cliente pode escolher o modelo de Actros ou Axor e também conferir os custos fixos de quatro revisões, conforme sua necessidade.

Em 2017, a Mercedes-Benz também está oferecendo serviços diferenciados por segmento de atuação. Os primeiros frotistas que já podem contar com essa solução são os do transporte de grãos.

“Cada cliente tem uma necessidade específica quando o assunto é manutenção”, diz Jaqueline Neves, gerente sênior de serviços ao cliente e concessionários. “Além disso, devido à sua sazonalidade, cada mercado também tem um comportamento diferenciado, daí a ideia de oferecer um pacote de peças e serviços adequado aos diversos perfis de transportadores e suas demandas”.

O desenvolvimento de ações segmentadas leva em conta vários pontos essenciais. No caso do transporte de grãos, foram considerados o perfil do cliente, período de parada para manutenção, segmento de atuação e desgaste da frota, modelos de veículos mais expressivos na atividade, itens de maior desgaste (cuja substituição é necessária para não comprometer o desempenho do veículo e a segurança do condutor), itinerário, safra e locais de cultivo.

Operações especiais
Actros 4160 SLT 8×8 transporta até 500 toneladas de cargas especiais excedentes em pesos e dimensões

O transporte de cargas especiais e indivisíveis não vive seu melhor momento no Brasil em razão da crise econômica e política, que diminuiu ou paralisou grandes obras de infraestrutura. Mas nem por isso não a movimentação desse mercado está parada.

No Brasil, a Mercedes-Benz comercializa o extrapesado Actros 4160 SLT 8×8, que transporta até 500 toneladas de cargas especiais excedentes em pesos e dimensões. Dessa forma, o veículo realiza sozinho o transporte superpesado que geralmente exige um comboio em operações especiais.

“Atualmente, há no País oito unidades desse caminhão trabalhando em movimentações de cargas complexas, sendo três na frota da Transdata, uma das maiores empresas do setor”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços, caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Um dos três Actros SLT da Transdata entrou em operação recentemente, o que evidencia a satisfação do cliente com este caminhão para transporte superpesado, que suporta até 500 toneladas de CMT (Capacidade Máxima de Tração), fato inédito em nosso mercado”.

Segundo a Transdata, o Actros SLT adiciona capacidade à movimentação de cargas indivisíveis e melhora a qualidade no transporte. Além disso, se destaca pela otimização de custos operacionais.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta