O utilitário Marruá da Agrale, fabricado em Caxias do Sul (RS), será usado como base para o veículo elétrico Bortana EV, um utilitário 4×4 com motorização elétrica que está sendo desenvolvido naquele país para atender ao segmento local de mineração. O projeto nasceu de uma parceira entre a Agrale, a Safescape, empresa australiana de equipamentos para mineração, e a 3ME Technology, também da Austrália, que detém a tecnologia do sistema elétrico.
A plataforma do veículo da Agrale passou por uma adaptação e o motor Cummins diesel que equipa o Marruá AM 200 foi substituído por um propulsor elétrico com potência equivalente a 184 CV, desenvolvido pela 3ME Technology. Com um conjunto de baterias de 50 kWh, o veículo será capaz de rodar até 150 km com uma carga. a Agrale exportará a plataforma do Marruá desmontada e prestará o apoio nas questões técnicas e de engenharia para o empacotamento dos componentes para montagem do Bortana EV.
A primeira versão do Bortana EV montado sob a plataforma de um Marruá AM 200 cabine dupla, foi apresentada entre 21 e 23 de maio na Austmine 2019, feira voltada ao setor de serviços e produtos de mineração na cidade de Brisbane, capital do estado de Queensland e principal hub econômico e administrativo do leste do país.
Além da plataforma do veículo elétrico, a Agrale terá negócios com o mercado australiano com a exportação e participação com o know how do veículo nas versões 4×4 diesel RHD cabines dupla e simples. As duas versões serão testadas por grandes mineradoras e, aos poucos, serão introduzidas em segmentos como Forças Especiais, bombeiros e resgate médico.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Agrale, o público que conferiu o Bortana EV na Austmine 2019 impressionou-se com sua robustez e características técnicas. O veículo é montado com cabine construída em aço galvanizado, resistente à corrosão, tem quadro do chassi como elemento selado, que permite maior resistência a torsões, e suspensão forte e robusta. Complementado com o sistema elétrico de última geração, o veículo gera forte aval ambiental.
O modelo foi desenvolvido para fornecer vários benefícios no segmento de mineração, principalmente nas minas subterrâneas e profundas que caracterizam o território australiano, por não emitir poluentes e ruídos, o que melhora a qualidade de trabalho em espaços confinados e em grandes profundidades.
“A parceria da Agrale com as empresas Safescape e 3ME Technology tem sintonia até mesmo na denominação dos veículos. O Agrale Marruá foi batizado com o nome dado ao touro desgarrado que habita a região pantaneira do Brasil, cujas características são a bravura e força para enfrentar qualquer terreno, chão rigoroso, lamacento ou pedregoso. A denominação Bortana remete à lenda do mineiro australiano do início do século 20, conhecido pela sua bravura para enfrentar os mais árduos desafios para cumprir suas missões”, esclarece o comunicado da assessoria de imprensa da Agrale.
Faça um comentário