Marcopolo cria divisão de inovação para o futuro da mobilidade

Marcopolo next

A Marcopolo anunciou a criação da Marcopolo Next, divisão de inovação voltada para o futuro da mobilidade. O propósito é desenvolver serviços e sistemas inteligentes que facilitem o deslocamento e a conexão das pessoas.

Trata-se de uma nova divisão estratégica focada nos vetores futuros de crescimento da organização, que incluem novos sistemas e serviços de mobilidade.A iniciativa nasce com o conceito de company builder, ou seja, de construir startups e lançar novos negócios. Também atuará na gestão da inovação do grupo e seus desdobramentos na cultura organizacional, além de fazer a conexão do negócio atual com o futuro da companhia.

 “A criação da Marcopolo Next está intimamente ligada ao nosso propósito de melhorar a qualidade de vida nas cidades, por meio de soluções de mobilidade que conectem e aproximem facilmente as pessoas”, diz James Eduardo Bellini, CEO da Marcopolo S/A.

 A Marcopolo Next terá foco global e deverá lançar um olhar para novos modais e negócios além do core business. Entretanto, muitos sistemas poderão estar embarcados nos ônibus, como por exemplo, serviços envolvendo inteligência artificial e sensoriamento.  

“A mobilidade é um fator crítico que afeta tanto a nossa qualidade de vida quanto as atividades econômicas e sociais. Queremos atrair as novas gerações e os usuários do transporte individual para a mobilidade coletiva e diminuir o tempo e o custo dos deslocamentos, aumentar significativamente o índice de integração das pessoas nas cidades”, diz Petras Amaral, Head de Inovação da Marcopolo S/A e responsável pela Marcopolo Next. “Desta forma, também estaremos contribuindo para a estruturação das cidades inteligentes.” 

 Para acelerar as soluções desenvolvidas pela Marcopolo Next, a companhia criou a Marcopolo Ventures e Capital, que destinará recursos à nova divisão e também investirá em startups e negócios aderentes à estratégia de transformação do grupo.  

A Marcopolo Next terá equipes dedicadas e multidisciplinares, além de contar com parceiras tecnológicas para o desenvolvimento de projetos de impacto e potencial disruptivo. As equipes deverão atuar em hubs em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Caxias do Sul (RS), onde fica a sede da empresa. Também contará com postos avançados no exterior, localizados nos principais ecossistemas de inovação. 

Alguns projetos já estão em andamento – a maioria se encontra nas fases de Prova de Conceito e Mínimo Produto Viável. As próximas etapas da Marcopolo Next incluirão a estruturação do portfólio, as estruturas físicas e a implantação de metodologias ágeis a serviço da mobilidade. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta